Identificação do comportamento viscoelástico não-linear e do dano em misturas asfálticas utilizando testes de varredura de tensão
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v19i3.533Resumo
Resumo: Os materiais asfálticos apresentam comportamento que pode ser aproximado pela teoria da viscoelasticidade. Nesses materiais, é importante que seja feita a separação entre as respostas viscoelástica não-linear e de dano por fadiga. Este problema é complexo, pois nestas zonas (não-linear e dano) os materiais asfálticos apresentam comportamentos mecânicos semelhantes. Este trabalho apresenta um procedimento experimental e analítico para separação destas zonas em concretos asfálticos. Para isso foi utilizada uma máquina de teste universal (UTM-25) e ensaios de varredura de tensão em diferentes misturas asfálticas. Depois de coletados os valores de deslocamento, foi utilizada uma análise estatística para encontrar a tensão máxima que pode ser aplicada ao material sem que seja invocada a resposta referente ao dano por fadiga. Os resultados mostraram que o valor da tensão de transição está diretamente associadoàs propriedades do material, e que a rigidez pode ser um fator determinante.
Palavras-chave: misturas asfálticas, viscoelasticidade não-linear, dano por fadiga, varredura de tensão.
Abstract: Asphaltic materials are known to have a behavior that can be approximated by the viscoelasticity theory. In these materials it is essential to separate the nonlinear viscoelastic response from the fatigue damage response. This is a complex issue, because both nonlinearity and damage have a similar effect on the material mechanical behavior. This paper presents experimental and analytical procedures for separation of the nonlinear viscoelastic response from the fatigue damage in hot asphalt mixtures (HMA). A Universal Testing Machine 25 was used to perform stress sweep tests in three different HMAs. Once all the strain values were collected for each material, a statistical analysis was used to find the maximum stress that can be applied to the material without invoking the fatigue damage response. The results showed that the transition stress is directly associated with the material properties and stiffness can be a determining factor.
Keywords: asphalt mixtures, nonlinear viscoelasticity, fatigue damage, stress sweep.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-07-2011
Como Citar
Coutinho, R. P., Freire, R. A., Castelo Branco, V. T. F., & Soares, J. B. (2011). Identificação do comportamento viscoelástico não-linear e do dano em misturas asfálticas utilizando testes de varredura de tensão. TRANSPORTES, 19(3), 35–41. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i3.533
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.