Impactos da reforma tributária: avaliando a influência do novo imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS) na reconfiguração da malha logística brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i2.550Resumo
A Reforma Tributária em trâmite no Congresso Nacional modificará o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Este trabalho analisa, através de um modelo de programação linear inteira, quais serão os possíveis impactos que a proposta de reformulação do ICMS (também conhecido por Novo ICMS) pode ter na configuração da logística atual de bens de consumo, que hoje sofre com o turismo fiscal, ou seja, o fluxo artificialmente gerado por certos membros do canal de distribuição que se beneficiam da informalidade. Conclui-se que a mudança proposta vai impactar de forma moderada na ineficiência logística atual ocasionada pelo ICMS, apesar de algumas mudanças na rede logística serem bem visíveis.
Palavras-chave: planejamento de rede logística, ICMS, reforma tributária.
Abstract: The Tax Reform pending in Congress will modify the Tax on the Circulation of Goods and Services. This paper examines, through an integer linear programming model, what are the possible impacts that the proposed amendments to the ICMS (also known as New ICMS) can have in shaping the current logistics of consumer goods, which now suffers from the tax tourism, which are flows artificially generated by this tax structure for certain members of the distribution channel that benefit from informality. It is concluded that the proposed change will impact moderately on current logistical inefficiencies caused by the ICMS, despite some changes in the logistics network are clearly visible.
Keywords: logistic network planning, State Sales tax, tax reform.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.