Modelacion de operación en carreteras argentinas y recomendaciones de ajustes al manual de capacidad HCM2010
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.556Resumo
El Manual de Capacidad HCM de los EEUU constituye el documento principal para el análisis operacional de carreteras bidireccionales en Argentina. La aparición de la versión del Manual de Capacidad HCM 2010 (TRB, 2010) introduce modificaciones relevantes abandonando la metodología de análisis bidireccional y ampliando el alcance de situaciones contempladas en la operación de carreteras. No obstante, utiliza parámetros que no se han verificado para las condiciones locales, principalmente en lo que se refiere a comportamiento de conductores y características de parque automotor, lo cual puede derivar en diferencias que afecten decisiones de obras de aumento de capacidad basadas en un análisis inadecuado. A partir de estudios de campo y la utilización de un modelo de simulación microscópico, se proponen nuevos modelos de relación entre variables fundamentales velocidad – flujo y porcentaje de tiempo en seguimiento – flujo, así como nuevos valores de factores de ajuste por tipo de terreno y presencia de vehículos pesados. Con estos nuevos modelos y factores de ajuste se establecen una serie de recomendaciones para la aplicación de la metodología propuesta en el HCM 2010 adaptada a rutas de Argentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.