Caracterização operacional de praças de pedágio do estado de São Paulo

Autores

  • Juliana Jerônimo de Araújo ANTT
  • José Reynaldo Setti EESC-USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v14i1.58

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a operação de praças de arrecadação de pedágio, a fim de fornecer subsídios para o seu projeto e para o estabelecimento de parâmetros e procedimentos para avaliação do nível de serviço. Os dados foram coletados em cinco praças de pedágio do estado de São Paulo. Os aspectos operacionais estudados foram: o processo de chegadas dos veículos às praças; o perfil da velocidade durante a desaceleração dos veículos na entrada da praça; o processo de escolha da cabine pelos motoristas; o processo de atendimento dos veículos nas cabines; o perfil da velocidade durante a aceleração dos veículos na saída da praça; e as velocidades desenvolvidas nas cabines com tecnologia AVI. Através de um modelo de simulação, também se apresenta um método que exemplifica como o nível de serviço das praças poderia ser estimado a partir desses dados.

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Biografia do Autor

José Reynaldo Setti, EESC-USP

Departamento de Engenharia de Transportes

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Publicado

02-07-2006

Como Citar

Araújo, J. J. de, & Setti, J. R. (2006). Caracterização operacional de praças de pedágio do estado de São Paulo. TRANSPORTES, 14(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v14i1.58

Edição

Seção

Artigos