Influência do fíler mineral no comportamento reológico de mástiques asfálticos
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v20i4.603Resumo
Este trabalho avalia a influência do tipo e teor de fíler mineral e do tipo de ligante no comportamento reológico de mástiques asfálticos ao longo de toda a faixa de temperaturas a que um pavimento pode estar sujeito durante a vida em serviço. Foram realizados ensaios de cisalhamento em regime oscilatório, no reômetro de cisalhamento dinâmico (DSR), para caracterização de propriedades viscoelásticas dos mástiques através do módulo complexo (G*) e do ângulo de fase (δ), e ensaios de fluência de viga à flexão (BBR), para a caracterização de propriedades a baixa temperatura de mástiques através da rigidez - S(t) e do módulo de relaxamento - m(t). O fator que mais influencia o G* e o δ é o tipo de ligante, com o tipo e teor de fíler influenciando apenas a elasticidade dos mástiques. Os resultados do BBR são significantemente afetados pelo teor de fíler e pelo tipo de ligante.
Downloads
Referências
Anderson, D A.; Christensen, D. W. Bahia, H. U.; Dongré, R.; Sharma, M. G.; Antle, C. E. e Button, J. (1994) Binder Characterization and Evaluation: Volume 3 – Physical Characterization. Washington. Strategic Highway Research Program, National Research Council. Report SHRP-A-369.
Craus, J.; Ishai, I.; Sides, A. (1978). Guidelines for use of dust in hot-mix asphalt concrete mixtures. Proceedings of Asphalt Association of Paving Technologists. v. 56, pp. 492-516.
Kavussi, A.; Hicks, R.G. (1997) Properties of bituminous mixtures containing different fillers. Proceedings of Asphalt Association of Paving Technologists.
Bahia, H. U. (1995) “Critical Evaluation of Asphalt Modification Using Strategic Highway Research Program Concepts”. Transportation Research Record, Washington, n. 1488, p. 82-88.
Kim, Y.R.; Little, D.N.; Song, I. (2003) “Effect of mineral fillers on fatigue resistance and fundamental material characteristics – mechanic evaluation”. Transportation Research Record, Washington, n.1832, p.1-8.
Pinilla, A. (1965) O sistema fíler-betume, algumas considerações sobre sua importância nas misturas densas. Conselho Nacional de Pesquisa. Instituto de Pesquisas Rodoviárias.
Tunnicliff, D.G. (1962). “A Review of Mineral Filler”. Proceedings of Asphalt Association of Paving Technologists, v. 31, pp. 118-150.
Yildrim, Y.; Soaimanian, M.; Kennedy, T.W. (2000) “Mixing and Compaction Temperatures for Hot Mix Asphalt”. Transportation Research Record, n.1250-5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Transportes o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser publicado pela Transportes, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0. Esta licença permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial na Transportes, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu manuscrito online (por ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Transportes é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o DOI do artigo nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do manuscrito, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Transportes de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.