Medidas de Mobilidade Urbana Sustentável (MMUS): propostas para o licenciamento de Polos Geradores de Viagens
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.689Palavras-chave:
Sustainable Urban Mobility. Development Permit. Trip Generators.Resumo
Polos Geradores de Viagens (PGV) são conhecidos por produzir muitas viagens por automóvel e por contribuí-rem para a mobilidade insustentável nas cidades. Os processos atuais para o licenciamento de PGVs, inclusive, reforçam os impactos negativos provocados por estes empreendimentos ao fazerem diversas exigências de suporte às viagens por automóveis enquanto tratam sumariamente as viagens por modos públicos e não motorizados, que deveriam ser prioritá-rias. Neste artigo apresenta-se um conjunto de 37 Medidas de Mobilidade Urbana Sustentável (MMUS), passíveis de aplicação em processos de licenciamento de grandes empreendimentos, e sua validação por especialistas. O método de validação das MMUS se deu através de pesquisa de opinião com profissionais e acadêmicos, por questionário online. Os resultados demonstram ampla aceitação das medidas propostas e revelam uma grande importância atribuída ao tema.Downloads
Referências
Brasil (2012) Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília-DF.
Brasil Acessível (2006) Caderno 2 - Boas Práticas em Acessibilidade. Ministério das Cidades. Brasília-DF.
Cavalcante, A. P. H.; Freitas, I. M. D. P; Delgado, J. P. M.; Goldner, L. G.(2012) Polos de Uso Misto e Polos de Uso Múltiplo. In: Portugal, L. S. (org.) Polos Geradores de Viagens orientados à qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Interciência. Rio de Janeiro, RJ.
Complete Streets (2014) National Complete Streets Coalition. Smart Growth America. Site: www.smartgrowthamerica.org/complete-streets. Acessado em 31/03/2014.
Cooke, R. M. (1991) Experts in Uncertainty: Opinion and Subjective Probability in Science. New York.
Costa, M. D. S. (2008) Um índice de mobilidade urbana sustentável. Escola de Engenharia de São Carlos - USP. São Carlos.
Creswell, J. (1998) Qualitative inquiry and research design: Choosing among five traditions. Thousand Oaks, California.
ITE (2010) Design Walkable Urban Thoroughfares - A Context Sensitive Approach. Institute of Transportation Engineers and Congress for the New Urbanism. [S.l.].
Khattak, A. J.; Stone, J. (2004) Traditional Neighborhood Development - Trip Generation Study. Center for Urban & Regional Studies. Department of City and Regional Planning University of North Carolina. USA. Carolina Transportation Program.
Mancini, M. T.; Silva, A. N. R. (2010) Padrões de geração de viagens e mobilidade urbana sustentável. Revista Transportes, XVIII, n. 1, Março 2010. 36-45.
Marques, J. D. S. (2010) Estudo de Impacto de Vizinhança: uma análise crítica feita por meio dos relatórios de impacto de vizinhança apresentados no DF. Universidade de Brasília.
TRANSPORTES, v. 22, n. 2 (2014), p.11-22.
Ministério das Cidades (2004) Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável. Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana - SeMOB. [S.l.].
Ministério das Cidades (2007) Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana - SeMob.
Moraes, E. B. A. D. (2008) Processos de Licenciamento de Polos Geradores de Viagens: o estudo de caso do Recife-PE.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
Moreira, A. C. M. L. (1997) Mega-projetos & Ambiente Urbano: uma metodologia para elaboração de relatório de impacto de vizinhança. FAAUSP. São Paulo.
Moura, M. V. D. (2010) Estudo dos impactos causados por polos geradores de viagens na circulação de pedestres. Universidade Federal de Brasília. Brasília. Dissertação de Mestrado.
Rede PGV - Rede Ibero-Americana de Estudos em PGV. PET/COPPE/UFRJ. Disponível no site: htpp://redepgv.coppe.ufrj.br. Acesso em: 27.mar.2014
Portugal, L. S.; Goldner, L. G. (2003) Estudo de Polos Geradores de Tráfego e de seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes. [S.l.]: Ed. Edgard Blucher.
Santos, D.V.C. (2011) Polos Geradores de Viagens Sustentáveis: uma proposta para o licenciamento e a análise de projetos. Dissertação de Mestrado. MEAU/UFBA.
Santos, O. B. (2009) Indicadores de mobilidade urbana: uma avaliação da sustentabilidade em áreas de Salvador - Bahia. Dissertação de Mestrado. MEAU/UFBA.
Schützer, K. (2010) A percepção do pedestre sobre a qualidade da paisagem urbana. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.