Alternativas energéticas para o transporte público urbano no Rio de Janeiro: uma análise utilizando Inventário de Ciclo de Vida (ICV)
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.736Palavras-chave:
energia renovável, energia total, transporte coletivo, biocombustíveis, ciclo de vida.Resumo
Nos municípios brasileiros com mais de 60.000 habitantes, os ônibus responderam por mais de 25% das viagens urbanas no período de 2003 a 2009, tendência que não deve se alterar no médio prazo. Mundialmente, os ônibus dependem do óleo diesel de petróleo como fonte energética. No Brasil, há fontes alternativas como o biodiesel, gás natural e etanol e sua escolha deve considerar a avaliação de todo o seu ciclo de vida. Neste trabalho, aplica-se um procedimento de Inven-tário de Ciclo de Vida (ICV), etapa essencial à realização da Análise de Ciclo de Vida (ACV), para analisar 6 alternativas energéticas: óleo diesel de petróleo (D100), biodiesel puro (B100) ou misturado ao diesel de petróleo (B5), gás natural de forma dedicada (GNC) ou em conjunto com o óleo diesel de petróleo (B5GNC) e etanol hidratado aditivado (E95). Quanto ao consumo de energia total, as alternativas D100, B5 e B5GNC se destacam nesta ordem. Se o uso de energia renovável e a redução de emissões líquidas de CO2 forem as metas principais, as alternativas E95 e B100 devem ser as privilegiadas.Downloads
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