Caracterização da utilização de painel de mensagem variável nos pontos de parada de ônibus de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.836Palavras-chave:
Transporte público, Informação ao usuário, PMV - Painel de Mensagem Variável.Resumo
O artigo analisa a qualidade das informações sobre previsões de chegada de veículos a pontos de ônibus (disponibilizadas nas paradas através de painéis de mensagem variável), bem como os determinantes do uso destas informações por parte dos passageiros. Os dados foram coletados em duas paradas no corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro em São Paulo. Foram realizados dois tipos de coletas de dados, em diferentes períodos do dia. Primeiro, foram registradas as previsões mostradas nos painéis e o momento das chegadas dos veículos aos pontos, o que permitiu avaliar a qualidade da informação apresentada. Segundo, foram realizadas entrevistas com os usuários sobre o uso dos painéis. Os resultados indicam que a qualidade (objetiva) das informações disponibilizadas, assim como a percepção dos usuários (subjetiva) da qualidade podem ser consideradas boas. A estimação de um modelo logit binomial permitiu verificar quais características socioeconômicas e de utilização do sistema por parte dos entrevistados influenciam a probabilidade de uso da informação do painel. Foi identificada maior probabilidade de uso do painel para os usuários abaixo de 60 anos e/ou com maior grau de instrução. Também se observa maior uso do painel entre os usuários frequentes e aqueles que podem ser atendidos por mais de uma linha e, portanto, usam as previsões de chegadas para decidir sobre o ônibus a tomar.
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