Planejamento de atracação de navios por meio de um modelo matemático para o problema de alocação de berços contínuos com descontinuidade do cais

Autores

  • Pedro Hastenreiter Leite Rodrigues UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bianca Passos Arpini UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexandre Luís Cardoso Bissoli UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Glaydston Mattos Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ -COPPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.861

Palavras-chave:

Problema de Alocação de Berços Contínuos com Descontinuidade, Operação Portuária. Programação Linear Inteira Mista.

Resumo

Os portos brasileiros movimentam anualmente 927 milhões de toneladas de carga que representam 94% das exportações. Este artigo apresenta um modelo matemático que tem como objetivo contribuir com o planejamento da atracação de navios nos portos, sobretudo, os que têm a característica de ter descontinuidades ao longo do cais causadas ou pela expansão de um trecho que ficou mais largo do que o restante ou pelo porto ter duas margens. O modelo proposto foi denominado de Problema de Alocação de Berços Contínuos com Descontinuidade de Cais (PABC-DC) e foi aplicado nos terminais públicos do Porto de Vitória (Cais Comercial de Vitória e Terminal CODESA). O modelo foi resolvido no CPLEX 12.6 com dados reais do Porto de Vitória. Os resultados do modelo, quando comparados com os resultados do planejamento manual realizado pelo porto, mostraram sempre uma redução no tempo de estadia dos navios no porto chegando a 8,7%.

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Biografia do Autor

Pedro Hastenreiter Leite Rodrigues, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro de Produção, Engenheiro de Teste PWC

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisador de Pós Doutorado no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES . Professor do Mestrado de Engenharia Civil (UFES) - Transportes. Professor do Mestrado Profissional de Gestão Pública (UFES).

Bianca Passos Arpini, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Engenharia de Civil - Área Transportes

Alexandre Luís Cardoso Bissoli, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Engenharia Elétrica - UFES

Glaydston Mattos Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ -COPPE

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002), Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Pós-Doutorado pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e também atua no Programa de Pós-Graduação em Energia do CEUNES/UFES. Tem experiência na área de Logística e Pesquisa Operacional (ênfase em Otimização Combinatória).

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Publicado

12-05-2015

Como Citar

Rodrigues, P. H. L., Rosa, R. A., Arpini, B. P., Bissoli, A. L. C., & Ribeiro, G. M. (2015). Planejamento de atracação de navios por meio de um modelo matemático para o problema de alocação de berços contínuos com descontinuidade do cais. TRANSPORTES, 23(1), 37–46. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.861

Edição

Seção

Artigos