Análise dos benefícios da utilização de procedimentos baseados em desempenho e da utilização de aproximações de descida contínua na rota Galeão-Guarulhos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.862Palavras-chave:
PBN, CDA, TAAM, Desempenho, Performance-Based Navigation.Resumo
A introdução dos procedimentos PBN (Performance-Based Navigation) representa a busca pela otimização e melhor utilização do espaço aéreo e a sua implantação é considerada fundamental para os programas de modernização da navegação aérea em andamento em vários países, inclusive no Brasil. A implantação desse novo tipo de procedimento intro-duziu mudanças na operação das aeronaves, na inserção de novos procedimentos para controladores e pilotos e na introdução de sistemas de automação para suporte das operações aéreas e no solo. O objetivo desse artigo é analisar os benefícios da realização de Procedimentos de Navegação Baseados em Desempenho (PBN) e da utilização de Aproximações de Descida Contínua (CDA) na rota Galeão-Guarulhos. O estudo aplicou a simulação em tempo acelerado (fast-time) com o (Total Airspace and Airport Modeler) (TAAM) e considerou nove modelos diferentes de aeronaves. Utilizou como parâmetro de desempenho o combustível consumido. Os resultados do estudo mostraram que os benefícios da aplicação dessas técnicas variam conforme o modelo de aeronave.
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