Análise dos benefícios da utilização de procedimentos baseados em desempenho e da utilização de aproximações de descida contínua na rota Galeão-Guarulhos

Autores

  • Daniel Alberto Pamplona Instituto Tecnológico de Aeronautica
  • João Luiz de Castro Fortes Instituto Tecnológico de Aeronautica
  • Claudio Jorge Pinto Alves Instituto Tecnológico de Aeronautica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.862

Palavras-chave:

PBN, CDA, TAAM, Desempenho, Performance-Based Navigation.

Resumo

A introdução dos procedimentos PBN (Performance-Based Navigation) representa a busca pela otimização e melhor utilização do espaço aéreo e a sua implantação é considerada fundamental para os programas de modernização da navegação aérea em andamento em vários países, inclusive no Brasil. A implantação desse novo tipo de procedimento intro-duziu mudanças na operação das aeronaves, na inserção de novos procedimentos para controladores e pilotos e na introdução de sistemas de automação para suporte das operações aéreas e no solo. O objetivo desse artigo é analisar os benefícios da realização de Procedimentos de Navegação Baseados em Desempenho (PBN) e da utilização de Aproximações de Descida Contínua (CDA) na rota Galeão-Guarulhos. O estudo aplicou a simulação em tempo acelerado (fast-time) com o (Total Airspace and Airport Modeler) (TAAM) e considerou nove modelos diferentes de aeronaves. Utilizou como parâmetro de desempenho o combustível consumido. Os resultados do estudo mostraram que os benefícios da aplicação dessas técnicas variam conforme o modelo de aeronave.

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Biografia do Autor

Daniel Alberto Pamplona, Instituto Tecnológico de Aeronautica

Mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) àrea de concentração Transporte Aéreo.

João Luiz de Castro Fortes, Instituto Tecnológico de Aeronautica

Doutorando em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) àrea de concentração Transporte Aéreo.

Claudio Jorge Pinto Alves, Instituto Tecnológico de Aeronautica

Professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) àrea de concentração Transporte Aéreo.

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Publicado

28-08-2015

Como Citar

Pamplona, D. A., Fortes, J. L. de C., & Alves, C. J. P. (2015). Análise dos benefícios da utilização de procedimentos baseados em desempenho e da utilização de aproximações de descida contínua na rota Galeão-Guarulhos. TRANSPORTES, 23(2), 22–35. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.862

Edição

Seção

Artigos