Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013

Autores

  • Milena Araujo Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabricia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.909

Palavras-chave:

Sistema Ferroviário, Eficiência Ferroviária, DEA.

Resumo

Diante da internacionalização do comércio, apenas mercados com estruturas de transporte eficientes conseguem competir globalmente e, as ferrovias são um elo importante desta cadeia. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a eficiência das empresas concessionárias da malha ferroviária brasileira, no período de 2009 a 2013. Esta pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem quali e quantitativa e conduzida por meio de um estudo documental com dados secundários. Utiliza-se do instrumento de análise estatística Data Envelopment Analvsis – DEA com o intuito de verificar a eficiência de, onze empresas ferroviárias brasileiras. Nesta análise são utilizadas as seguintes variáveis de inputs: área de concessão, número de empregados, gastos com pessoal, gastos com depreciação, outros gastos e total de gastos, bem como a receita líquida é utilizada como output. Os resultados da pesquisa mostram que para o período analisado os níveis de eficiência variam, destacando-se a ALLMN, MRS, EFPO e FNS.

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Publicado

23-12-2015

Como Citar

Pereira, M. A., Rosa, F. S. da, & Lunkes, R. J. (2015). Análise da eficiência ferroviária no Brasil nos anos entre 2009 a 2013. TRANSPORTES, 23(3), 56–63. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.909

Edição

Seção

Artigos