Realização e acompanhamento de dois trechos experimentais com asfalto-borracha no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v13i1.92Resumo
Seguindo uma política de desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias de pavimentação
para o estado do Ceará, a Universidade Federal do Ceará realizou, em parceria com os departamentos de transportes locais e a Petrobrás, dois trechos com ligante asfalto-borracha (AB). Além de ecologicamente corretas, misturas com AB vêm se mostrando eficientes na minimização dos principais defeitos encontrados nos pavimentos flexíveis, deformação permanente e trincamento por fadiga. O presente trabalho traz um estudo da aplicação do ligante AB, do controle feito durante a usinagem e compactação, bem como o acompanhamento dos trechos através de medidas de deflexão e de algumas propriedades mecânicas do revestimento antes e após execução. Para a mistura de projeto foram usados agregados graníticos locais e CaCO3 como material de enchimento em uma mistura descontínua tendo como granulometria a faixa do Concreto Asfáltico com Borracha do tipo G da Califórnia. O ligante asfalto-borracha usado foi produzido pela BR Distribuidora contendo 20% de borracha e tendo como ligante de origem o CAP 50/60 produzido pela Lubnor e oriundo do petróleo Fazenda Alegre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.