A economia da bicicleta no Brasil: métodos e resultados
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2491Palavras-chave:
Economia da bicicleta, Mobilidade por bicicleta, Complexo econômico da bicicletaResumo
Este artigo apresenta os métodos e resultados preliminares de um estudo exploratório realizado para mapear, caracterizar e monetizar a economia da bicicleta, representada neste trabalho pelo conceito de “complexo econômico”. Compreender em que medida a bicicleta constitui ou é constituída por atividades econômicas específicas (e suas inter-relações) é fundamental para um diagnóstico do seu potencial econômico e, também, para a produção de dados que possam subsidiar nichos de pesquisa científica no tema, elaboração de políticas públicas e planos de negócio, dentre outros. Com base em revisão de literatura nacional e internacional, foi definido uma matriz de dimensões, temáticas e indicadores, apontando para cada uma delas caminhos possíveis para extração e mensuração de dados. A partir deste arcabouço metodológico, o trabalho apresentou quatro dimensões do complexo econômico da bicicleta: 1) Cadeia Produtiva, 2) Políticas Públicas, 3) Transporte, 4) Atividades Relacionadas. Além de trazer resultados baseados em testes de métodos, esse artigo também indica recomendações e conclusões para aprimoramento deste arcabouço.
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