Redução da espera a bordo por controle de intervalo entre ônibus adaptado ao carregamento
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i3.2650Palavras-chave:
Controle de intervalo entre ônibus, Ganho variável, Transporte públicoResumo
A regularidade no cronograma de ônibus em linhas de baixa frequência ou a manutenção de intervalos nas de alta frequência são desejadas na operação do transporte coletivo. A retenção é uma técnica usada para estes fins, porém pode incorrer em atraso para os usuários embarcados. Trabalho anterior baseado em um método de controle preditivo identificou melhor desempenho quando as retenções foram concentradas em estações nas quais os ônibus estavam mais vazios. Com base nesses resultados, os métodos de controle realimentado com intervalo à frente e intervalo à frente e atrás, ambos operados com ganhos estáticos e matemática e computacionalmente mais simples do que o controle preditivo, são modificados para operarem com ganhos variáveis de acordo com o carregamento usando duas técnicas diferentes. Um tempo de regulagem variável com o carregamento também é incorporado aos controladores. Microssimulações de um corredor BRT com padrões de demanda concentrada e distribuída mostram melhor desempenho do sistema com as técnicas propostas em relação ao uso de ganho fixo.
Downloads
Referências
AIMSUN (2020) Aimsun Next 8.4 Help Online. Available at <https://www.aimsun.com/>. (Accessed in 11/05/2021).
Barnett, A. (1974) On Controlling Randomness in Transit Operations. Transportation Science, v. 8, n. 2, p. 102-116. DOI: 10.1287/trsc.8.2.102.
Cats, O.; A. Larijani; H. Koutsopoulos e W. Burghout (2011) Impacts of Holding Control Strategies on Transit Performance. Transportation Research Record, v. 2216, p. 51-58. DOI: 10.3141/2216-06.
Ceder, A. (2007) Public Transit Planning and Operation: Theory, Modeling and Practice. Elsevier, Butterworth-Heinemann, Burlington, Massachussetts.
Daganzo, C. F. (2010) Public Transportation Systems: Basic Principles of System Design, Operations Planning and Real-Time Control. ITS Berkeley, Berkeley, California. Available at < https://escholarship.org/uc/item/46f4x3zf >. (Accessed in 11/05/2020).
Eberlein, X. J.; N. H. M. Wilson e D. Bernstein (2001) The Holding Problem with Real-time Information Available. Transportation Science, v. 35, n. 1, p. 1-18. DOI: 10.1287/trsc.35.1.1.10143.
Ibarra-Rojas, O.; F. Delgado; R. Giesen e J. Muñoz (2015) Planning, Operation and Control of Bus Transport Systems: A Literature Review. Transportation Research Part B: Methodological, v. 77, p. 38-75. DOI: 10.1016/j.trb.2015.03.002.
Koehler L.; W. Kraus e E. Camponogara (2011) Iterative Quadratic Optimization for the Bus Holding Control Problem. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, v. 12, n. 4, p. 1568-1575. DOI: 10.1109/TITS.2011.2164909.
Lima, L. (2020) Controle realimentado de intervalo entre ônibus com ganho variável de acordo com o carregamento. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Available at < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216157>. (Accessed in 11/05/2020).
Lima, L.; W. Kraus; R. Carlson e L. Zimmermann (2019) Controlador realimentado de intervalo entre ônibus com ganho variável de acordo com o carregamento. 33º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte.
Newell, G. F. e R. B. Potts (1964) Maintaining a Bus Schedule. 2nd Australian Road Research Board Conference. v. 2, n. 1, p. 388-393. Australian Road Research Board (ARRB), Melbourne.
PLAMUS (2015) Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis. Available at <http://observatoriodamobilidadeurbana.ufsc.br/>. (Accessed in 11/05/2020).
Turnquist, M. (1982) Strategies for Improving Bus Transit Service Reliability. Transportation Research Record 818. Evanston, IL: Northwestern University. Available at < https://trid.trb.org/view/174188>. (Accessed in 11/05/2020).
Wright, L. e W. Hook (2007) Bus Rapid Transit Planning Guide. Institute for Transportation & Development Policy, New York. Available at < https://www.itdp.org/2017/11/16/the-brt-planning-guide/>. (Accessed in 11/05/2020).
Zimmermann, L. (2016) Controle de Intervalos entre Ônibus: Comparação entre Métodos Realimentados Clássicos e Controle Preditivo Baseado em Modelo. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Available at < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175840>. (Accessed in 11/05/2020).
Zimmermann, L.; W. Kraus e L. A. Koehler (2015) Análise de Estratégias Realimentadas para Controle por Retenção do Intervalo Entre Ônibus. 29º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte.
Zimmermann, L.; W. Kraus; L. A. Koehler e E. Camponogara (2016) Holding Control of Bus Bunching without Explicit Service Headways. IFAC-PapersOnLine, v. 49, n. 3, p. 209-214. DOI: 10.1016/j.ifacol.2016.07.035.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lucas Franco Lima, Rodrigo Castelan Carlson, Werner Kraus Junior, Lucas Zimmermann, Luiz Alberto Koehler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.