Comunicado ANPET - Cobrança de taxa de publicação

2020-02-17

A Revista TRANSPORTES é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes. Atualmente no seu 27º volume, os artigos publicados são disponibilizados gratuitamente e de forma universal, mesmo com a revista não contando com nenhum auxílio ou subvenção oficial.

Tendo em vista o crescimento substancial do número de submissões nos últimos anos, e de forma a garantir a sua continuidade diante da nova realidade de financiamento e fomento científico no país, a ANPET decidiu pela cobrança de uma taxa de publicação, a fim de garantir parte dos recursos necessários para a produção da TRANSPORTES.

Essa taxa será devida apenas quando o artigo for aceito para publicação na TRANSPORTES, após o processo normal de avaliação. Não haverá cobrança no momento da submissão do artigo e nem durante a sua avaliação.

A taxa de publicação, a ser revisada regularmente, será devida pelos novos artigos que forem submetidos a partir de 2 de março de 2020. Os valores da taxa de publicação para 2020 são:

  • R$ 700,00 (setecentos reais) para os artigos submetidos e publicados em português.

  • R$ 500,00 (quinhentos reais) para os artigos submetidos e publicados em inglês.

Tendo em vista o compromisso da ANPET com os seus associados, estarão isentos dessa taxa os artigos em que N − 1 autores  (isto é, todos os autores exceto um) sejam associados regulares da ANPET e estejam em dia com o pagamento da anuidade da associação no momento da aceitação do artigo e encaminhamento da versão final do mesmo para a editoração pela TRANSPORTES.

Um estudo sobre os artigos publicados no último ano mostrou que essa nova política de gestão cobrirá aproximadamente 25% dos custos anuais associados diretamente à Revista TRANSPORTES.

A ANPET fornecerá aos autores os documentos necessários para comprovação do pagamento da taxa de publicação perante programas de pós-graduação ou órgãos de fomento à pesquisa e instituições empregadoras.

Após aprovação do artigo, os autores deverão aguardar o envio da fatura proforma com as informações sobre como proceder quanto ao pagamento da taxa, quando for o caso.

Porto Alegre, 17 de fevereiro de 2020.

Helena Beatriz Bettella Cybis
Presidente da ANPET