Urban sprawl and its impacts on socio-spatial inequalities in accessibility to jobs in Fortaleza

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2348

Keywords:

Urban sprawl, Socio-spatial segregation, Urban accessibility planning, Socio-spatial inequalities in accessibility.

Abstract

Urban sprawl is a phenomenon common in Brazilian metropolises. The high-income population leads a process of socio-spatial self-segregation which, together with the peripheralization of low-income segments, has contributed to aggravate the problem of inequalities in accessibility to urban activities. This exploratory research tried to investigate the effects of residential urban sprawl on the levels of accessibility to job opportunities in Fortaleza, and how these effects impact unequally on distinct socioeconomic groups. For that, it was proposed a conceptual representation of such problems and their characterization based on the definition and spatial distribution of aggregated indicators of land use and accessibility to jobs. The results show different decentralization processes by income group, with unequal and inequitable distributions of access to job opportunities, configuring Fortaleza as a production of two very distinct and segregated cities, one belonging to the rich and the other to the poor.

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Author Biographies

Lara Silva Lima, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2010) e MBA em Gerência de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (2015). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Fortaleza no Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT). Durante o mestrado, fez parte do grupo de pesquisa de Modelagem Integrada do Transporte e Uso do Solo. Desde 2015, atua como arquiteta e urbanista da Divisão de Estudos e Projetos da Universidade Federal do Ceará - UFC. Possui experiência na área de Planejamento Urbano, atuando principalmente com Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Planejamento Integrado de uso do solo e transportes.

Carlos Felipe Grangeiro Loureiro, Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), M.Sc. e Ph.D. em Engenharia de Transportes pela University of Tennessee, Knoxville (1990-1994). Professor Titular do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC), lecionando disciplinas de graduação e pós-graduação nas áreas de Análise e Planejamento de Sistemas de Transportes, Modelagem da Demanda por Transportes, Inferência Estatística e Metodologia da Pesquisa. Como pesquisador, é líder do Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (GTTEMA/UFC) com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1996. Como consultor técnico, tem coordenado e participado da elaboração de vários estudos e projetos em parceria com entidades públicas e privadas do setor de Transportes no Ceará, destacando-se: ARCE, DETRAN-CE, DER-CE, METROFOR, SCSP-PMF, AMC e ETUFOR. Suas principais áreas de interesse em pesquisa, desenvolvimento e consultoria são: Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes, Modelagem Integrada dos Transportes e Uso do Solo.

Francelino Franco Leite de Matos Sousa, Centro Universitário Christus, Ceará – Brasil

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (2014) tendo realizado extensão acadêmica na Universidade de Coimbra (2012/2013) - Portugal, onde concluiu projeto de graduação na área de Modelagem Comportamental da Demanda por Transportes. É Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2014 - 2016), período no qual atuou como monitor na disciplina de Análise e Planejamento do Sistema de Transportes tanto da Graduação, como na Pós-Graduação. É Doutor em Engenharia de Transportes pela UFC desde 2019. Academicamente, é professor da disciplina de Planejamento e Sistemas de Transportes para o curso de Engenharia Civil e Coordenador Adjunto das Engenharias do Centro Universitário Christus. Como consultor técnico, participou da elaboração do Plano Mestre Urbanístico e de Mobilidade da cidade de Fortaleza, produto do processo de planejamento participativo intitulado de Fortaleza 2040, criado da parceria entre FCPC e IPLANFOR. Prestou ainda consultoria à SCSP-FOR através do projeto Modelagem no Apoio à Decisão no Planejamento, Operação e Gestão dos Sistemas de Transporte Público e de Circulação Viária de Fortaleza firmado entre a FASTEF e a SCSP-FOR. Suas principais áreas de interesse em pesquisa, desenvolvimento e consultoria são: Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes e Modelagem Integrada dos Transportes e Uso do Solo.

André Soares Lopes, Universidade de Fortaleza, Ceará – Brasil

Professor na área de planejamento urbano, atua como pesquisador sob a Direção de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em parceria com o grupo PAMUS (DET/UFC), com foco em mobilidade integrada do uso do solo e transportes. Atuou ainda como gerente de transporte e integração do Metro de Fortaleza - Metrofor. -- FORMAÇÃO -- Mestre em engenharia e ciências sociais pelo Instituto Tecnológico de Tóquio (2007), revalidado pela Universidade de Brasília em 2010. É ainda Doutor em Engenharia pelo programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes pela UFC (2015), durante o qual foi pesquisador bolsista (CAPES - Demanda Social) com ênfase em planejamento urbano integrado (uso do solo e transportes) e modelagem/análise de demanda de transportes. Desenvolveu ainda atividades acadêmicas em estágio de pesquisa no exterior (bolsista CAPES PDSE) na Universidade Técnica de Delft (TUDelft), nos Paíse Baixos. Seus interesses de pesquisa são: (1) Planejamento Integrado de Uso do solo e Transportes - LUTI, (2) Mobilidade Ativa e transporte não motorizado e (3) Morfologia Urbana, com ênfase em sintaxe espacial.

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Published

2021-04-30

How to Cite

Lima, L. S., Loureiro, C. F. G., Sousa, F. F. L. de M., & Lopes, A. S. (2021). Urban sprawl and its impacts on socio-spatial inequalities in accessibility to jobs in Fortaleza. TRANSPORTES, 29(1), 229–246. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2348

Issue

Section

Artigos