Estilos de ensino vs. estilos de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem: uma aplicação em Transportes
DOI:
https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.686Abstract
Este estudo testou um instrumento para avaliar os estilos de ensino adotados pelos professores em atividades de sala de aula. O processo começou com a identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos e professores, neste caso, envolvidos em disciplinas de infraestrutura de transportes. O questionário desenvolvido por Felder e Soloman foi utilizado para obter o Índice de Estilos de Aprendizagem dos alunos e professores. Foi também o ponto de partida para identificar os estilos de aprendizagem alcançados pelos professores em sala de aula. Os resultados permitiram a identificação de incompatibilidades entre as preferências de aprendizagem dos grupos envolvidos e as estratégias adotadas pelos docentes para o ensino. Estas incompatibilidades foram percebidas em todas as dimensões, o que destaca a importância da abordagem. O estudo demonstra que, junto com os estilos de aprendizagem dos alunos e instrutores, a identificação de estilos de ensino apresenta potencial para melhorar o processo ensino-aprendizagem.Downloads
References
Capraro, L. (2007) Técnicas de Ensino a Serviço do Professor Engenheiro. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE, Curitiba - PR. Anais... (em CD-ROM). Curitiba: 2007.
Cardoso, I. M. e R. da Silva Lima (2011). Métodos Ativos de Aprendizagem: O Uso do Aprendizado Baseado em Problemas no Ensino de Logística e Transportes. Transportes. v. 20, n. 3, p. 79-88. DOI:10.4237/transportes.v20i3.561.
Cury, H. N. (2000) Estilos de Aprendizagem de Alunos de Engenharia. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, COBENGE, Ouro Preto - MG. Anais... (em CD-ROM). Ouro Preto: 2000.
Felder, R. M. e L. K. Silverman (1988) Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Engineering Education. v. 78, n. 7, p. 674-681.
Felder, R. M. e B. A. Soloman (2004) Index of Learning Styles (ILS). Disponível em: www2.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSpage.html. Acessado em abril de 2012.
Felder, R. M. e J. Spurlin (2005) Applications, Reliability and Validity of the Index of Learning Styles. International Journal of Engineering Education. v. 21, n. 1, p. 103-112.
IEDI (2010) A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação. Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Carta IEDI da Semana, no 424. Acessado em setembro de 2010. http://www.iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_424_a_formacao_de_engenheiros_no_brasil_desafio_ao_crescimento_e_a_inovacao.html.
Kuri, N. P. (2004) Tipos de Personalidade e Estilos de Aprendizagem: Proposições para o Ensino de Engenharia. Tese de Doutorado. UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.
Kuri, N. P. e A. N. Rodrigues da Silva (2010) Uma Estratégia de Ensino em Transportes Apoiada nos Perfis de Personalidade dos Estudantes. Transportes. v. 18, n. 3, p. 72-79.
Moreira, M. A. e E. F. S. Masini (1982) Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. Editora Moraes, São Paulo.
Pereira, M. A.; N. P. Kuri e A. N. Rodrigues da Silva (2004) Os Estilos de Aprendizagem e o Ensino de Engenharia de Transportes. Anais do XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Florianópolis, v.1. p. 1529-1540.
Pereira, M. A. (2005) Ensino-aprendizagem em um Contexto Dinâmico: O Caso de Planejamento de Transportes. Tese de Doutorado. Escola de Engenharia de São Carlos-USP. São Carlos
Piemolini-Barreto, L. T. e I. G. Sandri (2011) Análise do Perfil de Aprendizagem dos Alunos de Engenharia de Alimentos da Universidade de Caxias do Sul. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, COBENGE, Blumenau - SC (em CD-ROM). Blumenau: Odorizzi, 2011.
Rodrigues Catholico, R. A. (2009) Estratégias de Ensino em um Curso Técnico a partir dos Estilos de Aprendizagem de Felder-Soloman. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos-USP. São Carlos.
Rodrigues da Silva, A. N. (2010) A Problem-Project-Practice Based Learning Approach for Transportation Planning Education. Proceedings of the PBL 2010 International Conference - Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies, São Paulo - SP (em CD-ROM). São Paulo: University of São Paulo/Pan-American Network of Problem-Based Learning.
Santos, E e S. Wechsler (2008) Compreensão e Consideração dos Professores sobre Estilos de Aprender. Boletim Academia Paulista de Psicologia. v. 28, n. 1, p. 72-78.
Silva, D. M. e J. D. Oliveira Neto (2010) O Impacto dos Estilos de Aprendizagem no Ensino de Contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 4, p. 123-156.
Silva Junior, C. A. P. e A. N. Rodrigues da Silva (2011a) Problem/Project/Practice Based Learning and Transportation Engineering Degrees. Proceedings of the International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, Lisboa (em CD-ROM). Guimarães: Research Centre in Education (CiEd) University of Minho. v. 1. p. 237-244.
Silva Junior, C. A. P. e A. N. Rodrigues da Silva (2011b) Graduação em Engenharia de Transportes: Objetivos Instrucionais e Diretrizes Curriculares Oficiais. Anais do XXV Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET, Belo Horizonte, v.1. p. 539-549.
Soares, M. A.; A. M. P. de Araujo e E. A. Leal (2012) Evidências Empíricas da Aplicação do Método Problem-Based Learning (PBL) na Disciplina de Contabilidade Intermediária do Curso de Ciências Contábeis. In: Camila Lima Coimbra. (Org.). Didática Para o Ensino nas Áreas de Administração e Ciências Contábeis. São Paulo: Atlas, p. 74-92.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit papers for publication by TRANSPORTES agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant TRANSPORTES the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of this journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in TRANSPORTES.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after publication of the article. Authors are encouraged to use links to TRANSPORTES (e.g., DOIs or direct links) when posting the article online, as TRANSPORTES is freely available to all readers.
- Authors have secured all necessary clearances and written permissions to published the work and grant copyright under the terms of this agreement. Furthermore, the authors assume full responsibility for any copyright infringements related to the article, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding copyright infringement.
- Authors assume full responsibility for the contents of the article submitted for review, including all necessary clearances for divulgation of data and results, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding to this aspect.