Estilos de ensino vs. estilos de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem: uma aplicação em Transportes

Autores

  • Carlos Alberto Prado da Silva Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Campus Cascavel
  • Heliana Barbosa Fontenele Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo
  • Antônio Nélson Rodrigues da Silva Departamento de Engenharia de Transportes, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.686

Resumo

Este estudo testou um instrumento para avaliar os estilos de ensino adotados pelos professores em atividades de sala de aula. O processo começou com a identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos e professores, neste caso, envolvidos em disciplinas de infraestrutura de transportes. O questionário desenvolvido por Felder e Soloman foi utilizado para obter o Índice de Estilos de Aprendizagem dos alunos e professores. Foi também o ponto de partida para identificar os estilos de aprendizagem alcançados pelos professores em sala de aula. Os resultados permitiram a identificação de incompatibilidades entre as preferências de aprendizagem dos grupos envolvidos e as estratégias adotadas pelos docentes para o ensino. Estas incompatibilidades foram percebidas em todas as dimensões, o que destaca a importância da abordagem. O estudo demonstra que, junto com os estilos de aprendizagem dos alunos e instrutores, a identificação de estilos de ensino apresenta potencial para melhorar o processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Prado da Silva Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Campus Cascavel

Possui graduação em Engenharia Civil pela UNAMA - Universidade da Amazônia (1997) e mestrado em Engenharia Civil, ênfase em Transportes pela EESC/USP - Escola de Engenharia de São Carlos (2000). É professor assistente da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente encontra-se em licença para doutoramento junto a EESC/USP - Departamento de Engenharia de Transportes, no período de mar/2011 a fev/2014. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: pavimentação rodoviária; gerência de pavimentos rodoviários e formação de recursos humanos.

Heliana Barbosa Fontenele, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Civil na Área de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2001) e doutorado em Ciências na Área de Infraestrutura em Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Gerência de Pavimentos e engenharia de tráfego, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de pavimentos, estradas de terra e solicitações de tráfego.

Antônio Nélson Rodrigues da Silva, Departamento de Engenharia de Transportes, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo

Nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, em 1961. Teve sua formação básica no Rio de Janeiro, cidade onde também iniciou sua carreira profissional, em 1980, como técnico de nível médio da Diretoria de Conservação (de vias) da Secretaria de Obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Neste período já freqüentava o curso de Arquitetura, que concluiu em fins de 1984. No final de 1985 deixou a prefeitura e a cidade do Rio de Janeiro para ingressar na Força Aérea Brasileira, como oficial, servindo inicialmente em Recife, PE, e em seguida em Natal, RN. No início de 1988 mudou-se novamente, desta vez para a cidade de São Carlos, SP, com o propósito de retomar os estudos. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo obteve os títulos de Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Transportes. Também nesta Escola de Engenharia construiu sua carreira como docente e pesquisador a partir de 1990, após uma breve experiência como professor de uma faculdade privada. Ao longo destes anos em que esteve vinculado à USP realizou três estágios no exterior: na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América (em 1991), na Universidade de Eindhoven, na Holanda (em 1996), e na Universidade do Minho, em Portugal (em 2002). Enquanto o primeiro destes estágios constituiu parte do programa de Doutorado, os outros dois foram estágios de pós-doutorado. Além de ter publicado de forma intensa em revistas e congressos nacionais e internacionais e de ter um número expressivo de orientações concluídas (de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado), tem forte atuação também no campo administrativo. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, por exemplo, foi vice-coordenador e coordenador de pós-graduação, vice-diretor e diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia e vice-chefe e chefe do Departamento de Transportes, onde é hoje coordenador de pós-graduação.

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Publicado

31-08-2013

Como Citar

da Silva Junior, C. A. P., Fontenele, H. B., & Rodrigues da Silva, A. N. (2013). Estilos de ensino vs. estilos de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem: uma aplicação em Transportes. TRANSPORTES, 21(2), 30–37. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.686

Edição

Seção

Artigos