.

Authors

  • Suellem Deodoro Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Pítias Teodoro Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Luíza Santana Franca Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ
  • Márcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.755

Keywords:

Business games, Learning, Water transportation, Container terminal.

Abstract

The aim of this paper is to report the development of a business game, with applications in port management courses, capable of simulating the main operations of a container terminal and its environmental impacts. The literature review includes the port activity, its environmental impacts and training managers to work in operational planning area of container terminals, through the use of business games. The method used was the case study with the development of the business game TECON-ENVIRONMENTAL as objects of study. The techniques used for data collection were literature review, and document analysis. The most relevant results indicate that the operational planning of container terminals and the environmental impacts of this activity can be considered jointly in a simulated environment – business game - to train managers working in the port area. It is concluded that the operational and environmental variables used have verisimilitude with reality and the simulation performed by using the business game TECON-ENVIRONMENTAL has enough elements so that there is transfer of knowledge, skills and encouraging attitudes, providing the participant to apply what you have learned in other situations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suellem Deodoro Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é doutoranda do Programa de Engenharia de Transporte PET/COPPE/UFRJ e pesquisadora, na área de simulação de acesso portuário, do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Tem experiência na área de Matemática aplicada (modelagem matemática), na área de educação e na área de Transporte, Energia e Meio Ambiente. Possui conhecimento de softwares de simulação (Arena e Promodel) e simulador de navegação SIMFLEX NAVIGATOR. Áreas de interesse: Matemática Aplicada, Simulação, jogos de empresas, Terminais de contêineres, Ensino em Transporte e logística, Transporte, Energia e Meio Ambiente.

Pítias Teodoro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Graduação em Administraçao pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (2000); Especialização em Gestão Financeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (2001); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - MG (2005) e doutorando pelo Programa de Engenharia de Transporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ. Atualmente é professor Assisitente da Universidade Federal Fluminense - Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda. Possui experiêcia nas áreas financeira, mercadológica e qualidade com ênfase na elaboração de projetos de viabilidade técnica, econômico-financeira e comercial.

Luíza Santana Franca, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013. Possui experiência profissional através da realização de estágios em duas empresas públicas: Petrobras, na Diretoria de SMES da área de Gás e Energia, no setor de Meio Ambiente (GE-CORP/SMES/MA) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na Diretoria de Recuperação Ambiental (DIRAM). Desde 2012 atua no Laboratório de Transporte e Carga do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE (LTC/PET/COPPE/UFRJ) como bolsista de iniciação científica, apoiando as atividades de pesquisa nas diversas áreas de atuação do laboratório.

Márcio de Almeida D'Agosto, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ

Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2006 é professor adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas Planejamento de Transporte de Carga, Logística, Energia e Transportes e Transportes e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão de Sistemas de Transporte. É Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência e Tecnologia e Coordenador Adjunto da área de Engenharias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e Cultura. É autor líder do capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o capítulo de transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Consolidada experiência profissional no gerenciamento de frotas de veículos pesados (caminhões e ônibus) e gestão da distribuição física. Atuais linhas de pesquisa: transporte de rodoviário de carga, logística verde, gestão sustentável de cadeias de suprimento, simulação aplicada ao transporte, ensino em transportes, jogos de empresa aplicados a logística e transporte, transporte energia e meio ambiente.

References

ANTAQ (2011). Meio Ambiente: gestão ambiental: introdução. Disponível em: < http://www.antaq.gov.br/portal/MeioAmbiente_GA_Introducao.asp >. Acesso em: 15 fev. 2011.

ANATAQ (2013). Anuário estatístico 2013. Brasília, 8 de fevereiro de 2014. Disponível em: < http://www.antaq.gov.br/Portal/Anuarios/Anuario2013/index.htm >. Acesso em: 22 maio 2014.

ANTAQ (2015a). Relatório estatístico semestral. Disponível em < http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Relatorio_Estatistico_Semestral_2015.pdf >. Acesso em: 7 dez. 2015.

ANTAQ (2015b). Meio ambiente: impactos ambientais. Disponível em < http://www.antaq.gov.br/portal/MeioAmbiente_ImpactosAmbientais.asp >. Acesso em: 15 dez. 2015.

Brasil (1981). Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm >. Acesso em: 15 dez. 2015.

Carvalho, A. C. P. (2003). Uma Contribuição ao Estudo do Desempenho de Terminais de contêineres. Dissertação (Mestrado) – Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE, UFRJ.

Carvalho, A. C.; Abdallah, P. R. (2012). Análise da Gestão de Resíduos Sólidos no Terminal Porto Novo do Porto do Rio Grande, Brasil. Revista de Gestão Costeira Integrada, v. 12, n. 3, p. 389–398. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722012000300009&lng=pt&tlng=pt > Acesso em: 5 dez. 2015.

Coelho L. C. (2010). Logística portuária: os portos mais movimentados do Brasil e do mundo. Disponível em:

< http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-portuaria-os-portos-mais-movimentados-do-brasil-e-do-mundo/ >. Acesso em: 15 dez. 2015.

COPPE (2011). Inventário de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Cruz, M. M. C. (1997). Uma contribuição ao estudo da dinâmica de sistemas de terminais especializados de contêineres sob o enfoque sistêmico. Tese (Doutorado) – Programa de engenharia de transportes, COPPE, UFRJ.

D’Elboux, P. C. (2008). Jogos de empresa. Anuário da produção acadêmica docente, v. 12, n. 2. São Paulo: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.

Fernandes, M. G. (2001). Modelo Econômico-operacional para análise de dimensionamento de terminais de contêineres e veículos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica. Escola Politécnica de São Paulo.

Frigo, A. L.; Bleninger, T. B. (2015). A review of the navigability modeling for inland waterways. E-proceedings of the 36th IAHR World Congress. 28 June – 3 July, 2015, The Hague, the Netherlands. Disponível em: <http://89.31.100.18/~iahrpapers/86193.pdf >. Acesso em: 5 dez. 2015.

Gil, A. C. (2005). Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas.

Goes Filho H. de. A (2008). Notas de aula da disciplina Planejamento portuário. Curso de pós-graduação.

Gomes, L. F. A. M., Araya, M. C. G. e Carignano, C. (2004). Tomada de decisões em cenários complexos: introdução aos métodos discretos do apoio multicritério à decisão – São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Gramigna, M.R. (2007). Jogos de empresa. 2a ed. Pearason Prentice Hall, São Paulo.

Gullo, L. M. G. (2007). O sistema de conteinerização. Inovação Uniemp, v. 3, n. 4, ago. 2007, Campinas. Disponível em: < http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942007000400012&lng=pt&nrm=iso >. acesso em: 26 nov. 2015.

ILOS - Instituto de Logística e Supply Chain (2014). Portos brasileiros: avaliação dos usuários e análise de desempenho: 2013. Disponível em: < http://www.ilos.com.br/ilos_2014/wp-content/uploads/PANORAMAS/PANORAMA_brochura_portos.pdf >. Acesso em: 22 maio 2014.

Keys, J. B.; Biggs, W. D. (1990). A review of business games. In: Gentry, J. W. Guide to business gaming and experimental learning. London: Nichols G P Publishing, 1990. p. 48–73.

Lacruz, A. J. (2004). Jogos de empresa: considerações teóricas. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v.11, n. 4, p. 93–109, out./dez.

Leal Jr. I, C.; Lopes, J. M.; Guimarães, V. A; Teodoro, P. (2015). Technical and financial efficiency: analyzing brazilian container terminals. In: European Transporte Conference. Frankfurt, Germany. Sept. 2015.

Disponível em: < http://trid.trb.org/view.aspx?id=1372698 >. Acesso em: 12 dez. 2015.

Luperini, R (2008). Dinâmicas e jogos na empresa: Método, instrumento e práticas de treinamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes.

Motta G. S.; Mello, D. R. A.; Paixão, R. B. (2012). O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos. RAC. Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 342–359, maio/jun.. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rac/v16n3/v16n3a02 >. Acesso em: 22 maio 2014.

Oliveira, M. A., Sauaia, A. C. A. (2011). Impressão docente para aprendizagem vivencial: um estudo dos benefícios dos jogos de empresas. RAEP Administração: Ensino & Pesquisa. Rio de Janeiro, v. 12 n. 3, p. 355–391, jul./set. 2011. Disponível em: < http://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/159 >. Acesso em: 11 dez. 2015.

Peixoto G. S. de. S e R. C, Botter (2005). Modelo para seleção de equipamentos de retaguarda e estratégias de formação de pilhas na armazenagem em terminais de contêineres. XIX Congresso Panamericano de Ingeniería Naval Transporte Marítimo e Ingeniería Portuária. Equador.

Sauaia, A. C. A. (1995). Jogos de Empresas: Aprendizagem com Satisfação. Revista de Administração, v. 32, n. 3, p. 13–27, jul/set 1995, São Paulo.

Silva, E. L. da; Menezes, E. M. (2001) Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª ed. UFSC/PPGEP/LED, Florianópolis, 2001.

Silva, S. D (2010) A utilização de jogos de empresa como ferramenta de ensino para formação profissional em terminais de contêineres. Dissertação de mestrado. Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Silva, S. D (2010a). O Jogo do TECON – Uma Ferramenta de Apoio Educacional para Cursos Técnicos em Portos e Cursos Tecnológicos em Gestão Portuária. Anais do XXIV Congresso de Ensino e Pesquisa em Transportes – ANPET. Salvador – BA, Brasil.

Silva, S. D.; Souza, C. D. R.; D’Agosto, M. A. (2013). A utilização de metodologias participativas para aprimorar a formação profissional para o setor portuário: o caso do jogo do TECON. Transportes. São Carlos, v. 21, n. 1. DOI: 10.4237/transportes.v21i1.578.

Tanabe, M. (1977). Jogos de empresas. Dissertação de mestrado. São Paulo: FEA/USP, 1977. 117 p.

Teodoro, P. (2015). Jogo de empresas: técnica de apoio ao processo de aprendizagem de adultos na área de logística: o caso do SOLOG (Simulador de Operações Logísticas). Tese (Doutorado) - Programa de Engenharia de Transportes – PET/COPPE/UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Teodoro, P.; D’Agosto, M. A.; Silva, Y. V. (2014). Jogo de empresas: simulador de operações logísticas – SOLOG: reação ao seu uso e percepção acerca de sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de adultos na área de logística. Transportes. São Carlos, v. 22, n. 3. DOI: 10.14295/transportes.v22i3.803.

Valois, N. A. L. (2009). Proposição do uso de indicadores ambientais na avaliação de desempenho dos portos brasileiros. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Programa de pós-graduação em engenharia mecânica.

Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso - Planejamento e Métodos - 2ª ed. Porto Alegre: Bookman.

Published

2016-04-21

How to Cite

Silva, S. D., Teodoro, P., Franca, L. S., & D’Agosto, M. de A. (2016). TRANSPORTES, 24(1), 31–41. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i1.755

Issue

Section

Artigos