Avaliação de perfil longitudinal de pavimento de concreto de cimento Portland com perfilômetro inercial a laser

Autores

  • Fernando Silva Albuquerque Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Fábio Silva de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1138

Palavras-chave:

Perfil longitudinal, Pavimento de concreto, Perfilômetro inercial a laser.

Resumo

A avaliação do perfil longitudinal em pavimentos de Concreto de Cimento Portland é de suma importância, tanto para a o controle da qualidade de serviços executados durante períodos de obra, quanto para monitorar a evolução da irregularidade ao longo de sua vida de serviço. O Perfilômetro Inercial a Laser apresenta grande potencial de uso para este fim, pois proporciona elevada produtividade e resolução menor que 5 mm (a depender da velocidade de uso). Nesta pesquisa foram tomados como caso de estudo 09 segmentos da rodovia BR-101/SE, com níveis diferentes de qualidade de perfil. Os perfilogramas e resultados de IP (índices de perfis) e IRI (international roughness index) obtidos com o Perfilômetro Inercial a Laser e Perfilógrafo Califórnia (Equipamento de referência) foram comparados para todos os segmentos estudados. Para o pavimento em estudo, concluiu-se que os perfilogramas obtidos representaram de forma graficamente análoga os defeitos que interferem na irregularidade longitudinal. Na comparação para os índices IP e IRI resultantes dos dois equipamentos, os resultados apresentaram-se estatisticamente semelhantes. Portanto, observa-se que o equipamento Perfilômetro Inercial a Laser representa bem as características dos defeitos que influenciam na irregularidade longitudinal dos pavimentos de Concreto de Cimento Portland. Ele pode ser utilizado para medições do Perfil Longitudinal e obtenção dos índices de irregularidade para aceitação de obras e monitoramento da irregularidade longitudinal nas rodovias em operação.

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Publicado

01-03-2017

Como Citar

Albuquerque, F. S., & Oliveira, R. F. S. de. (2017). Avaliação de perfil longitudinal de pavimento de concreto de cimento Portland com perfilômetro inercial a laser. TRANSPORTES, 25(1), 82–92. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1138

Edição

Seção

Artigos