Jatos ou Turboélices: Eficiência no consumo de combustível através de análise envoltória de dados

Authors

  • Carlos Higino Marques Junior ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Giovanna Miceli Ronzani Borille ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Luciana Lins de Mello ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Rogéria de Arantes Gomes Eller ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1494

Keywords:

Turboélice, Jato, Combustível, Custo, Meio ambiente, Linha aérea.

Abstract

Na indústria aeronáutica, o combustível é um dos mais caros insumos e, com o incessável desejo por redução de custos, as companhias aéreas buscam a otimização de suas frotas através da seleção do conjunto aeronave e motor mais eficiente para as rotas e frequências que operam. Dentro deste contexto, o presente artigo estuda o consumo de combustível de quatro companhias aéreas estadunidenses, sendo: (i) uma com frota composta exclusivamente por jatos regionais, (ii) outra por turboélices, (iii) uma terceira por jatos narrowbodies e (iv) uma quarta com frota mista de jatos regionais e turboélices. A contribuição deste trabalho reside na verificação da eficiência no consumo de combustível através de uma Análise Envoltória de Dados (DEA) tendo como premissas retorno de escala constante (CRS) e variável (VRS). Os resultados indicam que as frotas (ii) e (iii) são mais eficientes que as frotas (i) e (iv) quando se utiliza modelo DEA CRS. A abordagem VRS, no entanto, demonstra que as quatro empresas são igualmente eficientes no consumo de combustível. Ou seja, as frotas (i) e (iv) já apresentariam as melhores práticas, mas enfrentariam problema de escala. No entanto, não é possível afirmar categoricamente que os resultados se devem exclusivamente ao tipo de frota dado os diferentes mercados de atuação de cada empresa.

Downloads

References

ABEAR, Panorama da Aviação Brasileira, http://panorama.abear.com.br/dados-e-estatisticas/custos-das-empresas/. Con-sultado em 28 de dezembro.

BABIKIAN, R.; LUKACHKO, S. P.; WAITZ, I. A. The historical fuel efficiency characteristics of regional aircraft from technological, operational and cost perspectives. Journal of Air Transport Management, p. 389-400, 2002. DOI: 10.1016/S0969-6997(02)00020-0

BONACCORSI, A.; GIURI, P. When shakeout doesn’t occur: The evolution of the turboprop engine industry. Research Policy, v. 29, p. 847-870, 2000. DOI: 10.1016/S0048-7333(00)00109-8

BRUECKNER, J. K., and PAI, V.; "Technological innovation in the airline industry: the impact of regional jets." International Journal of Industrial Organization, v. 27, p. 110-120, 2009. DOI: 10.1016/j.ijindorg.2008.05.003

GIVONI, M.; RIETVELD, P. The environmental implications of airlines’ choice of aircraft size. Journal of Air Transport Manage-ment, 2010. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2009.07.010

KARLAFTIS, M., TSAMBOULAS, D.; Efficiency measurement in public transport: are findings specification sensitive? Transpor-tation Research Part A, v, 46, p. 392–402, 2012. DOI: 10.1016/j.tra.2011.10.005

REINAS, R. I.; MARIANO, E. B.; REBELATTO, D. A. N.. Custo/benefício de aeronaves: uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados. Produção, p. 684-695, 2011.

RYERSON, M. S.; GE, X. The role of turboprops in China’s growing aviation system. Journal of Transport Geography, p. article in press, 2014. DOI: 10.1016/j.jtrangeo.2014.03.009

RYERSON, M. S.; HANSEN, M. The potential of turboprops for reducing aviation fuel consumption. Transportation Research Part D, p. 305-314, 2010. DOI: 10.1016/j.trd.2010.03.003

RYERSON, M. S.; HANSEN, M. Capturing the impact of fuel price on jet aircraft operating costs with Leontief technology and econometric models. Transportation Research Part C, v. 33, p. 282-296, 2013. DOI: 10.1016/j.trc.2011.05.015

SHERMAN, H. D.; ZHU, J. Service Productivity Management, Improving Service Performance with DEA. 328p, 2006. DOI: 10.1007/0-387-33231-6

TOFALLIS, C.; Input efficiency profiling: an application to airlines. Computers. Ops Res, v. 24, p. 253–258, 1997. DOI: 10.1016/S0305-0548(96)00067-6

TONA, C.; RAVIOLO, P. A.; PELLEGRINI, L. F.; OLIVEIRA JÚNIOR, S. Exergy and thermoeconomic analysis of a turbofan engine during a typical commercial flight. Energy, 2010. DOI: 10.1016/j.energy.2009.06.052

ZOU, B.; ELKE, M.; HANSEN, M.; KAFLE, N. Evaluating air carrier fuel efficiency in the US airline industry. Transportation Rese-arch Part A, 59, 2014. 306-330. DOI: 10.1016/j.tra.2013.12.003

Published

2018-12-28

How to Cite

Marques Junior, C. H., Borille, G. M. R., Mello, L. L. de, & Eller, R. de A. G. (2018). Jatos ou Turboélices: Eficiência no consumo de combustível através de análise envoltória de dados. Transportes, 26(4), 92–102. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i4.1494

Issue

Section

Artigos