Estratégia de utilização da folga de tração de trens para planejamento da distribuição de vagões vazios

Autores

  • Patricia Costa Louzada UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Alvarenga Rosa UFES-Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0003-0841-514X
  • Matheus Batista Foletto UFES-Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lucas de Barros Pimenta UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1537

Palavras-chave:

Distribuição de vagões vazios, Operação ferroviária, Transporte ferroviário.

Resumo

No transporte ferroviário, o planejamento da distribuição de vagões vazios é importante porque a maioria dos vagões nas ferrovias brasileiras retornam vazios do pátio de descarga para o pátio de carregamento não gerando receita para a ferrovia e gerando mais custos com maquinista e combustível. Assim, este artigo propõe um modelo matemático de Programação Inteira que se baseia numa estratégia para distribuição de vagões vazios, onde esses são transportados utilizando a folga na capacidade de tração dos trens que circularão com vagões carregados já programados para atendimento às demandas dos pátios. Para avaliar o modelo proposto, foram criadas instâncias baseadas em dados reais da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que foram resolvidas de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. O modelo matemático utilizando a estratégia proposta apresentou redução na formação de trens exclusivos de vagões vazios quando comparada com o planejamento manual da ferrovia.

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Biografia do Autor

Patricia Costa Louzada, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Engenharia Civil, Engenheira Civil e Gerente de Projetos da IM Engenharia Ltda

Rodrigo Alvarenga Rosa, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutor no Programa de Engenharia de Transportes (PET) na COPPE/UFRJ. Bolsista de Produtividade CNPq PQ-II. Bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) recebendo a bolsa Pesquisador Capixaba (2013-2016 e 2016-2017). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Planejamento Portuário utilizando Inteligência Artificial Distribuída (2006). Mestre em Informática pela UFES, Roteirização de Veículos (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor adjunto no Depart. Eng. Produção da UFES; Professor permanente do Mestrado de Engenharia Civil (UFES)

Matheus Batista Foletto, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro de Produção e Pesquisador de Inciação Cientifica

Lucas de Barros Pimenta, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Engenharia Civil, Engenheiro de Pordução e Supervisor do Pátio de Tubarão-Vale S/A

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Louzada, P. C., Rosa, R. A., Foletto, M. B., & Pimenta, L. de B. (2018). Estratégia de utilização da folga de tração de trens para planejamento da distribuição de vagões vazios. TRANSPORTES, 26(2), 155–166. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1537

Edição

Seção

Artigos