Estratégia de utilização da folga de tração de trens para planejamento da distribuição de vagões vazios
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1537Palavras-chave:
Distribuição de vagões vazios, Operação ferroviária, Transporte ferroviário.Resumo
No transporte ferroviário, o planejamento da distribuição de vagões vazios é importante porque a maioria dos vagões nas ferrovias brasileiras retornam vazios do pátio de descarga para o pátio de carregamento não gerando receita para a ferrovia e gerando mais custos com maquinista e combustível. Assim, este artigo propõe um modelo matemático de Programação Inteira que se baseia numa estratégia para distribuição de vagões vazios, onde esses são transportados utilizando a folga na capacidade de tração dos trens que circularão com vagões carregados já programados para atendimento às demandas dos pátios. Para avaliar o modelo proposto, foram criadas instâncias baseadas em dados reais da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que foram resolvidas de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. O modelo matemático utilizando a estratégia proposta apresentou redução na formação de trens exclusivos de vagões vazios quando comparada com o planejamento manual da ferrovia.
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