Otimização de equipamentos em obras de terraplanagem utilizando programação linear inteira

Autores

  • Bruna de Almeida Morais Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Viviane Adriano Falcão Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1814

Palavras-chave:

Terraplanagem, Problema de Roteamento, Equipamentos, Distância Média de Transporte.

Resumo

Com o intuito de reduzir os gastos da terraplanagem, vários estudos abordaram formas de promover a diminuição das distâncias percorridas pelos veículos transportadores, encontrando distâncias de transporte ótimas que atendam às demandas das seções de corte e aterro. Outros buscaram, ainda, encontrar rotas para os veículos de forma que todo o seu itinerário resulte na menor distância total de transporte possível, porém não consideraram a composição da frota de equipamentos e as limitações que cada um deles possui. Este trabalho tem como objetivo reformular o modelo de roteamento para múltiplos veículos de maneira que o intervalo de distâncias de transporte ideal para cada tipo de maquinário seja incluso nele. O novo modelo foi aplicado a um exemplo fictício para fins de validação, e os resultados obtidos demonstram que o modelo é capaz de atender diferentes faixas de distâncias, fornecendo a trajetória ótima para equipamentos diversos.

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

Morais, B. de A., & Falcão, V. A. (2019). Otimização de equipamentos em obras de terraplanagem utilizando programação linear inteira. TRANSPORTES, 27(4), 134–144. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i4.1814

Edição

Seção

Artigos