Avaliação dos impactos do metrô na acessibilidade da população de baixa renda aos postos de trabalho em Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2022Palavras-chave:
Avaliação de políticas públicas em transporte urbano, Planejamento da acessibilidade, Transporte Público.Resumo
O paradigma de planejamento de transportes vigente, cujo foco reside não só na mobilidade das pessoas mas especialmente na sua acessibilidade às atividades urbanas, se baseia em princípios de sustentabilidade e equidade visando reduzir desigualdades socioespaciais, promovendo assim melhor qualidade de vida e justiça social. Nesse contexto de tomada de decisão, este trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos advindos das melhorias operacionais propostas nas linhas Sul e Oeste do Metrofor sobre a problemática do acesso aos postos de trabalho da população de baixa renda em Fortaleza. O método de avaliação ex-ante proposto, assumindo a premissa social do igualitarismo, emprega indicadores de acessibilidade baseados em utilidade, obtidos através do logsum, para levantar hipóteses relacionadas à distribuição espacial das zonas mais ou menos beneficiadas pela intervenção, assim como a dispersão dos impactos sobre o grupo socialmente mais vulnerável. Conclui-se que as ações propostas são eficazes ao elevar os níveis de acessibilidade das zonas consideradas críticas, embora com efeitos limitados se não acompanhadas de políticas públicas de uso do solo.
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