Risco de demanda e abandono contratual: uma análise por opções reais da concessão da rodovia BR-381/262/MG/ES

Autores

  • Felipe do Amaral Costa Universidade de Brasília, Brasília – Brasil
  • Carlos Henrique Rocha Universidade de Brasília, Brasília – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2371

Palavras-chave:

Opções reais, Concessões rodoviárias, Abandono contratual, Risco de demanda

Resumo

Este artigo avalia a relação entre risco de demanda e abandono contratual de concessões rodoviárias à luz de recentes alterações na regulamentação brasileira. O abandono contratual é uma flexibilidade gerencial existente em contratos desse tipo e pode agregar valor ao projeto, uma vez que o concessionário deve ser indenizado pelos investimentos realizados, independente da origem da rescisão. A teoria das opções reais foi utilizada para modelagem da opção de abandono da concessão da BR-381-262/MG/ES. A partir do fluxo de caixa esperado para o projeto, ainda em fase de licitação, e dados históricos de outras concessões sobre o risco de demanda, o modelo binomial foi aplicado para precificação da opção. Nessas condições, verificou-se que a opção agrega valor substancial ao projeto, em torno de R$ 2,6 bilhões. Este trabalho contribui para um melhor entendimento sobre a relação entre as incertezas envolvidas, o abandono do projeto e o valor agregado criado. É importante ter conhecimento prévio sobre a questão do abandono contratual para definições de valores de indenizações para estruturação de provisões.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

Costa, F. do A. ., & Rocha, C. H. (2021). Risco de demanda e abandono contratual: uma análise por opções reais da concessão da rodovia BR-381/262/MG/ES . TRANSPORTES, 29(3). https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2371

Edição

Seção

Artigos