Sensibilidade estrutural de um pavimento asfáltico ao teor de ligante asfáltico e o método de projeto da mistura
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2456Palavras-chave:
Método de dosagem, Módulo de resiliência, Teores de projeto de ligante asfáltico, Sensibilidade estruturalResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a sensibilidade estrutural de um pavimento flexível, cujas camadas asfálticas sofreram variações em suas propriedades mecânicas em função dos teores de ligante asfáltico e dos métodos de dosagem, Marshall e Superpave. Foi considerada uma variação de ±0,5% em torno do teor de projeto de ligante de asfalto, a fim de levar em consideração possíveis variações admissíveis do teor de ligante asfáltico durante o processo de produção da mistura asfáltica. Os valores de módulo resiliente e resistência à tração (ensaio brasileiro) das misturas resultantes foram aplicados à uma estrutura de pavimento de referência analisada pelo software me-PADS. A partir da análise, conclui-se que as variações no teor de ligante de asfáltico e o método de projeto das misturas asfálticas influenciam as propriedades mecânicas e as respostas estruturais correspondentes do pavimento estudado: as camadas asfálticas projetadas pelo método Marshall apresentaram maior sensibilidade à variação no teor de ligantes de asfalto, o que pode constituir um diferencial técnico das misturas de asfalto projetadas pelo método Superpave.
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