Demarcação viária: importantes aspectos atinentes ao seu desempenho retrorrefletivo e o emprego de impressão 3-D em sua dosagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2517Palavras-chave:
Projeto de redes de transporte urbano, Problema de ajuste da frequência, Algoritmo genético, Transporte multiobjetivoResumo
A sinalização horizontal está continuamente presente no trajeto percorrido pelos usuários, o que torna fundamental que as demarcações viárias apresentem adequada retrorrefletividade. Neste contexto, o presente trabalho buscou avaliar fatores relacionados à retrorrefletividade da sinalização horizontal, mediante avaliações de campo, além do emprego de placas tridimensionais impressas para identificar o efeito da macrotextura sobre a retrorrefletividade. Os resultados obtidos indicam que a geometria do retrorrefletômetro (15 e 30m), a coloração da demarcação (branca e amarela) e a limpeza periódica da sinalização impactam significativamente na retrorrefletividade. Ainda, procurou-se buscar correlação entre desempenho da retrorrefletividade e a microtopografia do substrato (microtextura e macrotextura superficial do revestimento). Os coeficientes de correlação indicaram moderada associação entre os parâmetros supracitados e a retrorrefletividade. Para o caso especial da macrotextura, a impressão tridimensional indicou significativa relação existente entre a macrotextura e a retrorrefletividade, com valores maiores de retrorrefletividade para alturas médias de areia menores. Ficou evidenciado que a taxa ideal de aplicação de microesferas do tipo drop-on não é constante e varia em função da macrotextura.
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