Planejamento das rotas dos recursos ferroviários para realização da manutenção ferroviária considerando sincronismo, precedência e prioridade

Autores

  • Guilherme de Almeida Eleutério Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Rodrigo Alvarenga Rosa Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0841-514X

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2644

Palavras-chave:

Recursos Ferroviários, Superestrutura Ferroviária, Problema de Roteirização de Veículo com Restrições Sincronizadas

Resumo

Com o aumento da utilização das ferrovias houve um aumento na demanda por manutenção da superestrutura ferroviária, a fim de reparar os danos causados pelo transporte. Para executar a manutenção utilizam-se vários recursos ferroviários, que devem ser deslocados de um trecho a outro da ferrovia. Faz-se necessário elaborar a rota que cada recurso precisa realizar para atender as ordens de manutenção (OMs), considerando a sincronização, precedência e prioridade das OMs. Assim, esse artigo propõe um modelo matemático inovador, que considera a integração de oito diferentes modelos matemáticos de roteirização de veículos, para planejar as rotas dos recursos para atendimento às OMs, buscando maximizar o número de OMs atendidas no período de planejamento. Foram usados dados da Estrada de Ferro Vitória Minas para testar o modelo. Os resultados mostraram que o aumento do período máximo para iniciar a OM pode aumentar a capacidade de atendimento às OMs da equipe de manutenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ait Haddadene, S.R.; N. Labadie e C. Prodhon (2016) A GRASP × ILS for the vehicle routing problem with time windows, synchronization and precedence constraints. Expert Systems with Applications, v. 66, p. 1339-51. DOI: 10.1016/j.eswa.2016.09.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2016.09.002

ANTF (2019) Associação Nacional do Transportes Ferroviários: Informações Gerais. Disponível em: <http://www.antf.org.br/informacoes-gerais/> (acesso em 08/05/2023).

ANTT (2019a) Caderno de Engenharia. Brasília, DF: Agência Nacional de Transportes Terrestres.

ANTT (2019b). Manual de Custos Referências Ferroviários: Metodologia e Conceitos. Brasília, DF: Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Bredström, D. e M. Rönnqvist (2008) Combined vehicle routing and scheduling with temporal precedence and synchronization constraints. European Journal of Operational Research, v. 191, n. 1, p. 19-31. DOI: 10.1016/j.ejor.2007.07.033. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2007.07.033

Carvalhaes, B.B.; R. de Alvarenga Rosa; M.A. D'Agosto et al. (2017). A method to measure the eco-efficiency of diesel locomotive. Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 51, pp. 29-42. DOI: 10.1016/j.trd.2016.11.031. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trd.2016.11.031

Cattaruzza, D.; N. Absi e D. Feillet (2018) Vehicle routing problems with multiple trips. Annals of Operations Research, v. 271, n. 1, p. 127-59. DOI: 10.1007/s10479-018-2988-7. DOI: https://doi.org/10.1007/s10479-018-2988-7

Drexl, M. (2012) Synchronization in vehicle routing: a survey of VRPs with multiple synchronization constraints. Transportation Science, v. 46, n. 3, p. 297-316. DOI: 10.1287/trsc.1110.0400. DOI: https://doi.org/10.1287/trsc.1110.0400

Higgins, A.; L. Ferreira e M. Lake (1999). Scheduling rail track maintenance to minimise overall delays. In International Symposium on Transportation and Traffic Theory. Oxford: Elsevier Science, p. 779-796. Disponível em: <http://eprints.qut.edu.au/2417> (acesso em 08/05/2023).

IBM (2020) IBM ILOG CPLEX Optimization Studio 12.10: using logical constraints. Disponível em: <https://www.ibm.com/support/pages/downloading-ibm-ilog-cplex-optimization-studio-v12100 > (acesso em 08/05/2023).

Labadie, N.; C. Prins e Y. Yang (2014). Iterated local search for a vehicle routing problem with synchronization constraints. In Proceedings of the 3rd International Conference on Operations Research and Enterprise Systems. Angers, France: Science and Technology Publications, p. 257-263. DOI: 10.5220/0004837502570263 DOI: https://doi.org/10.5220/0004837502570263

Lidén, T. e M. Joborn (2017) An optimization model for integrated planning of railway traffic and network maintenance. Transportation Research Part C, Emerging Technologies, v. 74, p. 327-47. DOI: 10.1016/j.trc.2016.11.016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trc.2016.11.016

Liu, R.; Y. Tao e X. Xie (2019) An adaptive large neighborhood search heuristic for the vehicle routing problem with time windows and synchronized visits. Computers & Operations Research, v. 101, p. 250-62. DOI: 10.1016/j.cor.2018.08.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cor.2018.08.002

López-Aguilar, E.; V. Boyer; M.A. Salazar-Aguilar et al. (2018) Linear formulations for the vehicle routing problem with synchronization constraints. Journal of Computer and Systems Sciences International, v. 57, n. 3, p. 453-62. DOI: 10.1134/S106423071803005X. DOI: https://doi.org/10.1134/S106423071803005X

Montoya-Torres, J.; J. López Franco; S. Nieto Isaza et al. (2015) A literature review on the vehicle routing problem with multiple depots. Computers & Industrial Engineering, v. 79, p. 115-29. DOI: 10.1016/j.cie.2014.10.029. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2014.10.029

PETROBRAS. Fórmulas de Conversão (2020). Disponível em: <http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/destaquesoperacionais/formulas-de-conversao>. (acesso em: 30/01/2020).

Quiroga, L.M. e E. Schnieder (2010) A heuristic approach to railway track maintenance scheduling. WIT Transactions on the Built Environment, v. 114, p. 687-99. DOI: 10.2495/CR100631. DOI: https://doi.org/10.2495/CR100631

Rasmussen, M.S.; T. Justesen; A. Dohn et al. (2012) The home care crew scheduling problem: preference-based visit clustering and temporal dependencies, European Journal of Operational Research. v. 219, n. 3, p. 598-610. DOI: 10.1016/j.ejor.2011.10.048. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2011.10.048

Sedighizadeh, D. e H. Mazaheripour (2018) Optimization of multi objective vehicle routing problem using a new hybrid algorithm based on particle swarm optimization and artificial bee colony algorithm considering precedence constraints. Alexandria Engineering Journal, v. 57, n. 4, p. 2225-39. DOI: 10.1016/j.aej.2017.09.006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aej.2017.09.006

Su, Z. e B. Schutter (2018) Optimal scheduling of track maintenance activities for railway networks. IFAC-PapersOnLine, v. 51, n. 9, p. 386-91. DOI: 10.1016/j.ifacol.2018.07.063. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ifacol.2018.07.063

Toth, P. e D. Vigo (2014). Vehicle routing problems, methods and applications. In Toth, P. e Vigo, D. (eds.) Monographs on Discrete Mathematics and Applications. Philadelphia: SIAM. DOI: https://doi.org/10.1137/1.9781611973594

Trachanatzi, D.; E. Tsakirakis; M. Marinaki et al. (2019) A memetic algorithm for the team orienteering problem. In Moscato, P. e Vries, N. (eds.) Business and Consumer Analytics: New Ideas. Cham: Springer, p. 609-635. DOI: 10.1007/978-3-030-06222-4_14 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-06222-4_14

Vale (2009) Manual técnico da via permanente.Disponível em: <https://www.academia.edu/35196754/MANUAL_T%C3%89CNICO_DA_VIA_PERMANENTE/> (acesso em 08/05/2023).

Zare-Reisabadi, E. e S. Hamid Mirmohammadi(2015) Site dependent vehicle routing problem with soft time window: Modeling and solution approach. Computers & Industrial Engineering, v. 90, p. 177-85. DOI: 10.1016/j.cie.2015.09.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cie.2015.09.002

Downloads

Publicado

30-08-2023

Como Citar

de Almeida Eleutério, G., & Rosa, R. A. (2023). Planejamento das rotas dos recursos ferroviários para realização da manutenção ferroviária considerando sincronismo, precedência e prioridade. TRANSPORTES, 31(2), e2644. https://doi.org/10.58922/transportes.v31i2.2644

Edição

Seção

Artigos