O efeito de diferentes agregações dos níveis de severidade de acidentes com pedestres em áreas urbanas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2664Palavras-chave:
Severidade das lesões, Atropelamentos, Modelo logit multinomialResumo
A promoção de um ambiente viário mais seguro para os pedestres requer uma compreensão dos fatores de risco associados às lesões sofridas por esses usuários enquanto envolvidos em acidentes de trânsito. Os níveis de lesões registrados pelos relatórios policiais podem estar sujeitos a viés e erros, especialmente nas categorias de lesões adjacentes e não extremas. O objetivo deste estudo é investigar o impacto de diferentes configurações de classificação da severidade na identificação de fatores relacionados a acidentes envolvendo pedestres em áreas urbanas. Modelos logit multinomiais foram estimados utilizando registros de acidentes da cidade de Fortaleza entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados indicaram que a combinação de alguns níveis de severidade pode levar a diferentes variáveis significativas e, portanto, dependendo da especificação da variável de resposta, a influência de importantes fatores de risco pode acabar sendo ignorada no modelo. Entre os fatores analisados, a idade dos pedestres, o dia da semana, o horário do acidente e o tipo de via permaneceram significativos para as diferentes configurações de níveis de gravidade. Além disso, o modelo com três categorias de gravidade (leve / moderada, grave e fatal) apresentou o melhor desempenho em termos de ajuste do modelo. Observou-se nesse modelo que fatores como idade avançada dos pedestres, acidentes no período noturno, com veículos pesados, nos finais de semana e localizados em vias com maior classificação viária estão associados a lesões mais graves.
Downloads
Referências
Abay, K. A. (2013) Examining pedestrian-injury severity using alternative disaggregate models. Research in Transportation Economics, , v. 43, n. 1, p. 123–136. DOI:10.1016/j.retrec.2012.12.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.retrec.2012.12.002
Abrari Vajari, M.; Aghabayk, K.; Sadeghian, M.; Shiwakoti, N. (2020) A multinomial logit model of motorcycle crash severity at Australian intersections. Journal of Safety Research, v. 73, p. 17–24. DOI: 10.1016/j.jsr.2020.02.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsr.2020.02.008
Agresti, A. (2006) An Introduction to Categorical Data Analysis. 2.ed., New Jersey: Wiley. DOI: https://doi.org/10.1002/0470114754
Aziz, H; M. A.; Ukkusuri, S. V.; Hasan, S. (2013) Exploring the determinants of pedestrian-vehicle crash severity in New York City. Accident Analysis and Prevention, v. 50, p. 1298–1309, 2013. DOI: 10.1016/j.ijtst.2018.10.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2012.09.034
Batouli, G.; Guo, M.; Janson, B.; Marshall, W. (2020) Analysis of pedestrian-vehicle crash injury severity factors in Colorado 2006–2016. Accident Analysis and Prevention, v. 148. DOI: 10.1016/j.aap.2020.105782 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2020.105782
Bhat, C. R.; Astroza, S. e Lavieri, P. S.(2017) A new spatial and flexible multivariate random-coefficients model for the analysis of pedestrian injury counts by severity level. Analytic Methods in Accident Research, v.16, p. 1- 22. DOI: 10.1016/j.amar.2017.05.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.amar.2017.05.001
Bhatti, J. A.; Razzak, J. A.; Lagarde, E.; Salmi, L. R. (2011) Differences in police, ambulance, and emergency department reporting of traffic injuries on Karachi-Hala road, Pakistan. BMC Research Notes, v. 4. DOI: 10.1186/1756-0500-4-75 DOI: https://doi.org/10.1186/1756-0500-4-75
Belin, M. A.; Tillgren, P.; Vedung, E.. (2012) Vision Zero–a road safety policy innovation. International journal of injury control and safety promotion, v. 19, n. 2, p. 171-179. DOI: 10.1080/17457300.2011.635213 DOI: https://doi.org/10.1080/17457300.2011.635213
Broughton, J.; Keigan, M.; Yannis, G.; Evgenikos, P.;Chaziris, A.; Papadimitriou, E.; Bos, N. M.; Hoeglinger, S.; Pérez, K.; Amoros, E.; Holló, P.; Tecl, J. (2010) Estimation of the real number of road casualties in Europe. Safety Science, v. 48, n. 3, p. 365–371. DOI: 10.1016/j.ssci.2009.09.012 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2009.09.012
Burdett, B.; Li, Z.; Bill, A. R. Noyce, D. A. (2015) Accuracy of Injury Severity Ratings on Police Crash Reports. Transportation Research Record, v. 2516, p. 58–67. DOI: 10.3141/2516-09 DOI: https://doi.org/10.3141/2516-09
Casado-Sanz, N.; Guirao, B.; Attard, Maria. (2020) Analysis of the risk factors affecting the severity of traffic accidents on spanish crosstown roads: The driver’s perspective. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 6. DOI: 10.3390/su12062237 DOI: https://doi.org/10.3390/su12062237
Chen, Z. e Fan, W. (2019). A multinomial logit model of pedestrian-vehicle crash severity in North Carolina. International Journal of Transportation Science and Technology, v. 8, n. 1, p. 43–52. DOI: 10.1016/j.ijtst.2018.10.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijtst.2018.10.001
Chen, S.; Zhang, S.; Xing, Y.; Lu, J. (2020) Identifying the factors contributing to the severity of truck-involved crashes in Shanghai rivercrossing tunnel. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 9. DOI: 10.3390/ijerph17093155 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17093155
Clifton, K. J.; Burnier, C. V. e Akar, G..(2009) Severity of injury resulting from pedestrian-vehicle crashes: What can we learn from examining the built environment? Transportation Research Part D: Transport and Environment, v. 14, n. 6, p. 425–436. DOI: 10.1016/j.trd.2009.01.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.trd.2009.01.001
Couto, A.; Amorim, M.; Ferreira, S. (2016) Reporting road victims: Assessing and correcting data issues through distinct injury scales. Journal of Safety Research, v. 57, p. 39–45. DOI: 10.1016/j.jsr.2016.03.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsr.2016.03.008
Dong, C.; Khattak, A. J.; Shao, C.; Xie, K. (2019) Exploring the factors contribute to the injury severities of vulnerable roadway user involved crashes. International Journal of Injury Control and Safety Promotion, v. 26, n. 3, p. 302–314. DOI: 10.1080/17457300.2019.1595665 DOI: https://doi.org/10.1080/17457300.2019.1595665
Donmez, B. e Liu, Z.. (2015) Associations of distraction involvement and age with driver injury severities. Journal of Safety Research, v. 52, p. 23–28. DOI: 10.1016/j.jsr.2014.12.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsr.2014.12.001
Dutta, B. e Vasudevan, V. (2017) Study on pedestrian risk exposure at unsignalized intersection in a country with extreme vehicle heterogeneity and poor lane discipline. Transportation Research Record, v. 2634, p. 69–77. DOI: 10.3141/2634-11 DOI: https://doi.org/10.3141/2634-11
Eluru, N.;Bhat, C. R. e Hensher, D. A.(2008) A mixed generalized ordered response model for examining pedestrian and bicyclist injury severity level in traffic crashes. Accident Analysis and Prevention, v. 40, n. 3, p. 1033–1054. DOI: 10.1016/j.aap.2007.11.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2007.11.010
Elvik, R., 2004. To what extent can theory account for the findings of road safety evaluation studies? Accident Analysis and Prevention, v. 36, p. 841–849. DOI: 10.1016/j.aap.2003.08.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2003.08.003
Fagerland, M. W.; Hosmer, D. W. e Bofin, A. M. (2008) Multinomial goodness-of-fit tests for logistic regression models. Statistics in Medicine, v. 27, n. 21, p. 4238-4253. DOI: 10.1002/sim.3202 DOI: https://doi.org/10.1002/sim.3202
Ferreira, S.; Falcão, L.; Couto, A.; Amorim, M. (2015) The quality of the injury severity classification by the police: An important step for a reliable assessment. Safety Science, v. 79, p. 88–93. DOI: 10.1016/j.ssci.2015.05.013 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2015.05.013
Ferreira, S.; Amorim, M.; Couto, A. (2017). Risk factors affecting injury severity determined by the MAIS score. Traffic Injury Prevention, v. 18, p. 1–29. DOI: 10.1080/15389588.2016.1246724 DOI: https://doi.org/10.1080/15389588.2016.1246724
Garder, P. E. (2004) The impact of speed and other variables on pedestrian safety in Maine. Accident Analysis and Prevention, v. 36, n. 4, p. 533–542. DOI: 10.1016/S0001-4575(03)00059-9 DOI: https://doi.org/10.1016/S0001-4575(03)00059-9
Hausman, Jerry; McFadden, Daniel. (1984) Specification tests for the multinomial logit model. Econometrica: Journal of the Econometric Society, p. 1219-1240. DOI: 10.2307/1910997 DOI: https://doi.org/10.2307/1910997
Highway safety manual. (2010) American Association of State Highway and Transportation Officials: Washington, DC, USA.
Hussain, Q.; Feng, H.; Grzebieta, R.; Brijs, T.; Olivier, J. (2019) The relationship between impact speed and the probability of pedestrian fatality during a vehicle-pedestrian crash: A systematic review and meta-analysis. Accident Analysis and Prevention, v. 129, n. January, p. 241–249. DOI: 10.1016/j.aap.2019.05.033 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2019.05.033
Imprialou, M; Quddus, M. (2019) Crash data quality for road safety research: Current state and future directions. Accident Analysis and Prevention, v. 130, n. 6, p. 84-90. DOI:10.1016/j.aap.2017.02.022 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2017.02.022
Jang, Kitae; Park, Shin; Kang, Sanghyeok; Song, Ki Kang, Seungmo e Chung, Sungbong. (2013) Evaluation of pedestrian safety. Transportation Research Record, n. 2393, p. 104–116. DOI: 10.3141/2393-12 DOI: https://doi.org/10.3141/2393-12
Kim, J. K.; Ulfarssom, G. F.; Shankar, V. N. e Mannering, F. L. (2010) A note on modeling pedestrian-injury severity in motor-vehicle crashes with the mixed logit model. Accident Analysis and Prevention, v. 42, n. 6, p. 1751–1758. DOI: 10.1016/j.aap.2010.04.016 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2010.04.016
Kwigizile, V.; Sando, T. e Chimba, D.. (2011) Inconsistencies of ordered and unordered probability models for pedestrian injury severity. Transportation Research Record, n. 2264, p. 110–118. DOI:10.3141/2264-13 DOI: https://doi.org/10.3141/2264-13
Lee, C. e Abdel-Aty, M.. (2005) Comprehensive analysis of vehicle-pedestrian crashes at intersections in Florida. Accident Analysis and Prevention, v. 37, n. 4, p. 775–786. DOI:10.1016/j.aap.2005.03.019 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2005.03.019
Li, D; Ranjitkar, P.; Zhao, Y.; Yi, H. e Rashidi, S. (2016). Analyzing pedestrian crash injury severity under different weather conditions. Traffic Injury Prevention,v.18, n.4, p. 427–430. DOI: 10.1080/15389588.2016.1207762 DOI: https://doi.org/10.1080/15389588.2016.1207762
Li, Y.; Fan, W. D. (2019) Modelling severity of pedestrian-injury in pedestrian-vehicle crashes with latent class clustering and partial proportional odds model: A case study of North Carolina. Accident Analysis and Prevention, v. 131, p. 284–296. DOI: 10.1016/j.aap.2019.07.008 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2019.07.008
Manner, H. e Wünsch-Ziegler, L. (2013) Analyzing the severity of accidents on the German Autobahn. Accident Analysis and Prevention, v. 57, p. 40–48. DOI:10.1016/j.aap.2013.03.022 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2013.03.022
Mannering, F. L.; Bhat, C. R. (2014) Analytic methods in accident research: Methodological frontier and future directions. Analytic methods in accident research, v. 1, p. 1-22. DOI:10.1016/j.amar.2013.09.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.amar.2013.09.001
Mannering, F. L.; Shankar, V.; Bhat, C. R. (2016) Unobserved heterogeneity and the statistical analysis of highway accident data. Analytic Methods in Accident Research, v. 11, p. 1–16. DOI:10.1016/j.amar.2016.04.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.amar.2016.04.001
McDonald, G. e Davie, G. e Langley, J. (2009) Validity of police-reported information on injury severity for those hospitalized from motor vehicle traffic crashes. Traffic Injury Prevention, v. 10, n. 2, p. 184–190. DOI: 10.1080/15389580802593699 DOI: https://doi.org/10.1080/15389580802593699
Ortúzar, J. D e Willumsen, L. G. Modelling Transport. 4ed. Wiley, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119993308
Peduzzi, P. N.; Concato, J.; Kemper, E.; Holford, T. R. e Feinstein, A. (1996). A simulation study of the number of events per variable in logistic regression analysis. Journal of Clinical Epidemiology, v.99, p. 1373–1379. DOI: 10.1016/s0895-4356(96)00236-3 DOI: https://doi.org/10.1016/S0895-4356(96)00236-3
Pour-Rouholamin, M, e Zhou, H.. (2016) Investigating the risk factors associated with pedestrian injury severity in Illinois. Journal of Safety Research, v. 57, p. 9–17. DOI:10.1016/j.jsr.2016.03.004 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsr.2016.03.004
Rosén, E.; Stigson, H. e Sander, U.. (2011) Literature review of pedestrian fatality risk as a function of car impact speed. Accident Analysis and Prevention, v. 43, n. 1, p. 25–33. DOI:10.1016/j.aap.2010.04.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2010.04.003
Rosenbloom, T. (2009) Crossing at a red light: Behaviour of individuals and groups. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 12, n. 5, p. 389–394. DOI:10.1016/j.trf.2009.05.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2009.05.002
Rothman, L.; Howard, A. W.; Camden, A.; Macarthur, C. (2012) Pedestrian crossing location influences injury severity in urban áreas. Injury Prevention, v. 18, n.6, p. 365-370. DOI:10.1136/injuryprev-2011-040246 DOI: https://doi.org/10.1136/injuryprev-2011-040246
Salum, J. H.; Kitali, A. E.; Bwire, H.; Sando, T.; Alluri, P. (2019). Severity of motorcycle crashes in Dar es Salaam, Tanzania. Traffic Injury Prevention, p. 189–195. DOI: 10.1080/15389588.2018.1544706 DOI: https://doi.org/10.1080/15389588.2018.1544706
Savolainen, P. T.; Mannering, F. L.; Lord, D. e Quddus, M. A. (2011) The statistical analysis of highway crash-injury severities: A review and assessment of methodological alternatives. Accident Analysis and Prevention, v. 43, n. 5, p. 1666–1676. DOI:10.1016/j.aap.2011.03.025 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2011.03.025
Shinar, D. (2017). Traffic safety and human behavior (2ª ed). Emerald Group Publishing. DOI: https://doi.org/10.1108/9781786352217
Sze, N. N. e Wong, S. C. (2007) Diagnostic analysis of the logistic model for pedestrian injury s
everity in traffic crashes. Accident Analysis and Prevention, v. 39, n. 6, p. 1267–1278. DOI:10.1016/j.aap.2007.03.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2007.03.017
Sun, M.; Sun, X. e Shan, D. (2019) Pedestrian crash analysis with latent class clustering method. Accident Analysis and Prevention, v. 124, n. June 2018, p. 50–57. DOI:10.1016/j.aap.2018.12.016 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2018.12.016
Tay, R.; Choi, J.; Kattan, L. e Khan, A. (2011). A multinomial logit model of pedestrian–vehicle crash severity. International journal of sustainable transportation, v. 5, n. 4, p. 233-249. DOI:10.1016/j.ijtst.2018.10.001 DOI: https://doi.org/10.1080/15568318.2010.497547
Torres, C.; Sobreira, L.; Castro-Neto, M.; Cunto, F.; Vecino-Ortiz, A.; Allen, K.; Hyder, A e Bachani, A. (2020) Evaluation of Pedestrian Behavior on Mid-block Crosswalks: A Case Study in Fortaleza—Brazil. Frontiers in Sustainable Cities, v.2, p. 1 – 6. DOI:10.3389/frsc.2020.00003 DOI: https://doi.org/10.3389/frsc.2020.00003
Tsui, K. L.; So, F. L.; Sze, N. N.; Wong, S. C.; Leung, T. F. (2009) Misclassification of injury severity among road casualties in police reports. Accident Analysis and Prevention, v. 41, p. 84 – 89. DOI:10.1016/j.aap.2008.09.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2008.09.005
Uddin, M. e Ahmed, F. (2018) Pedestrian injury severity analysis in motor vehicle crashes in Ohio. Safety, v. 4, n. 2, p. 0–10. DOI:10.3390/safety4020020 DOI: https://doi.org/10.3390/safety4020020
Wang, Y. Y.; Haque, M. M.; Chin, H. C. eYun, J. G. J. (2013) Injury severity of pedestrian crashes in Singapore. Australasian Transport Research Forum, ATRF 2013 – Proceedings.
Washington, P. S.; Karlaftis G. M. e Mannering F. L. (2003) Statistical and Econometric Methods for Transportation Data Analysis. Chapman & Hall/CRC, Nova Iorque, 2003. DOI: https://doi.org/10.1201/9780203497111
Welle, B. et al (2018). Sustainable and safe - Vision and Guidelines for Zero Traffic Deaths. World Resources Institute, Washington.
Working group on serious road traffic casualties. (2010) Reporting on Serious Road Traffic Casualties. p. 107.
World Health Organization. (2008). Speed management: a road safety manual for decision-makers and practitioners.
Zafri, N. M.; Prithul, A. A.; Baral, I.; Rahman, M. (2020) Exploring the factors influencing pedestrian-vehicle crash severity in Dhaka, Bangladesh. International Journal of Injury Control and Safety Promotion, v. 27, n. 3, p. 300–307. DOI:10.1080/17457300.2020.1774618 DOI: https://doi.org/10.1080/17457300.2020.1774618
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mateus Nogueira Silva, Flávio José Craveiro Cunto, Marcos José Timbó Lima Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.