Estudo das operações de embarque e desembarque de estudantes em Instituições de Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i1.711Palavras-chave:
Polos Geradores de Viagens, Instituições de Ensino Médio, Operações de embarque e desembarque, Áreas para embarque e desembarque.Resumo
As Instituições de Ensino Médio (IEMs) causam impactos relevantes nos sistemas de transporte e tráfego na área de sua localização, caracterizando sua condição de Polos Geradores de Viagens (PGVs). As operações de embarque e desembarque (E/D) dos estudantes na chegada e saída da IEM são determinantes na produção desse impacto. Apesar disso, estudos voltados à caracterização e análise dessas operações são escassos na literatura, especialmente na nacional. Neste contexto, o presente trabalho visou definir e testar um procedimento que possa ser aplicado a IEMs implantadas para permitir a caracterização das operações de E/D dos estudantes dessas instituições, inclusive quanto ao tempo gasto na sua realização. O procedimento elaborado foi testado com sucesso em duas IEMs de Brasília, e os resultados de sua aplicação permitiram a estimativa do número necessário de espaços a serem disponibilizados para o devido atendimento das opera-ções de E/D observadas nas duas instituições.
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