Jogo de empresas Simulador de Operações Logísticas – SOLOG: Reação ao seu uso e percepção acerca de sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de adultos na área de logística
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v22i3.803Palavras-chave:
Logística. Jogo de empresas. Ensino-aprendizagem. AndragogiaResumo
O objetivo deste artigo foi o de “Avaliar a adequação do uso do jogo de empresas Simulador de Operações Logísticas – SOLOG – como técnica de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de adultos na área de logística”. Para tanto, o jogo foi aplicado em alunos de três cursos (Tecnólogo, Graduação e Mestrado) e a análise foi feita a partir de duas abordagens: 1) reação dos participantes ao uso do jogo e 2) percepção da contribuição para o processo de ensino-aprendizagem do uso do jogo. Os resultados mostram que o jogo de empresas SOLOG é adequado ao seu propósito de apoiar o processo de ensino-aprendizagem de adultos na área de logística. Verificou-se que: há oportunidades de melhoria em alguns de seus aspectos, há variáveis com maior influência na reação ao seu uso; há variáveis com maior influência na percepção de sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem e que esses resultados devem ser vistos como um indicativo de aspectos a serem considerados na aplicação de um jogo de empresas, pois, em função das características da pesquisa estes resultados não podem ser generalizados
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