Avaliação estrutural de pavimento de concreto continuamente armado de curta extensão para corredores de ônibus
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.835Palavras-chave:
pavimento de concreto continuamente armado, fissuras, eficiência de transferência de carga, tensões dinâmicas.Resumo
Como uma solução alternativa de alta durabilidade para paradas e corredores de ônibus em áreas altamente urba-nizadas, quatro seções experimentais de pavimento de concreto continuamente armado (PCCA) com diferentes taxas de ar-madura foram construídas no campus da Universidade de São Paulo. As seções possuem comprimento de apenas 50 metros, curtas em relação aos PCCA tradicionais, construídos o quanto o processo de concretagem permitir. Levantamentos de fis-suras durante quatro anos indicaram que a curta extensão aliada à falta de ancoragem das seções fazem com que o padrão de fissuração seja muito diferente do PCCA tradicional; uma das seções ainda não apresentou fissuras na superfície. Para avaliar o desempenho estrutural do pavimento, dois ensaios não destrutivos foram realizados: primeiramente, testes de deflexão com falling weight deflectometer para determinar o valor da eficiência da transferência de carga entre fissuras e realizar a para-metrização elástica por meio de retroanálise das seções de modo a obter o módulo de elasticidade do concreto (E) e o módulo de reação do subleito (k); e, posteriormente, testes de carga dinâmicos para obter as tensões infligidas ao concreto por uma carga veicular conhecida. Resultados apontam um menor valor de E e k para pontos próximos a borda das seções e uma influência da frenagem nas tensões obtidas.
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