Efeitos da prática de tanqueamento na segurança das operações aéreas: o caso da aviação geral

Autores

  • Reinaldo Moreira Del Fiaco Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro – Brasil https://orcid.org/0000-0001-6475-1426
  • Camila Maestrelli Leobons Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro – Brasil
  • Wesley Braytiner de Souza Silva Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro – Brasil
  • Paulo Afonso Lopes da Silva Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.1730

Palavras-chave:

Segurança de voo, Tanqueamento, Otimização, Fator humano.

Resumo

O gasto de combustível representa a maior parcela do custo operacional na aviação, e a sua falta, ou pane seca, é um dos fatores que mais contribuem contribuintes para os acidentes aeronáuticos. O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo de programação não linear para minimizar o custo total com abastecimento por meio da prática de tanqueamento, observando as restrições de regra de voo, operacionais e físicas da aeronave. Foi realizada uma simulação de quatro voos para encontrar qual a quantidade de combustível a ser abastecida em cada etapa, e o resultado mostrou uma economia de 1,7% quando comparado com o abastecimento mínimo necessário para a quantidade regulamentar. A partir deste estudo, aplicativos online podem ser desenvolvidos para facilitar a inserção dos dados necessários e simplificar os processos envolvidos no planejamento de voos.

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Biografia do Autor

Reinaldo Moreira Del Fiaco, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro – Brasil

Ms.C. Engenharia de Transportes - IME; Bacharel em Ciências Aeronáuticas, PUC GO.

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

Del Fiaco, R. M., Maestrelli Leobons, C. ., Braytiner de Souza Silva, W. ., & Lopes da Silva, P. A. . (2021). Efeitos da prática de tanqueamento na segurança das operações aéreas: o caso da aviação geral . TRANSPORTES, 29(3), 1730. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.1730

Edição

Seção

Artigos